Seno e cosseno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES SENO E COSSENO: UMA METODOLOGIA FÁCIL, INTERESSANTE E SUAS APLICAÇÕES


Fábio Kruse


Centro Universitário FEEVALE

E-mail: cursaodofabao@uol.com.br


INTRODUÇÃO


O estudodas funções seno e cosseno tem sido feito, na quase totalidade das escolas, através de construções de gráficos com o uso de tabelas que consomem um tempo razoável das aulas. Muitas vezes, paradeterminar o período e a imagem de tais funções, os alunos precisam construir toda uma tabela para descobrir tais informações. Além disto, essa metodologia usada deixa muito a desejar, pois concentra-se naconstrução de gráficos, sem a preocupação de determinar a influência dos coeficientes das funções seno e cosseno nos gráficos e em situações práticas. Faltam exemplos de aplicações de fenômenosperiódicos, tais como o comportamento das marés, contrações da musculatura do coração (sístole – contração e diástole - relaxamento ), quanto ao número de batimentos cardíacos, ciclo respiratório (inspiraçãoe expiração), movimento do pêndulo de um relógio, movimento vibratório dos tímpanos, dentre outros.
Vivemos num mundo cheio de inovações nos diversos campos do conhecimento, principalmente no que serefere aos avanços tecnológicos: computadores cada vez mais potentes, celulares cada vez mais complexos e com inúmeras funções, jogos eletrônicos fantásticos, .... .
Porém, infelizmente, nossasescolas e salas de aula continuam muito parecidas com àquelas de dezenas de anos atrás, sendo que a informática ainda não é uma realidade para a grande maioria dos alunos.
Frente a esta situação,pergunto: quais os atrativos que uma sala de aula oferece? O que fazer para motivar nosso aluno que cada vez mais se mostra indiferente a tudo que se propõe? Será que estamos no caminho certo no que tangeà educação matemática de nossos alunos?
Creio que muito dos problemas que temos em nossas salas de aula deve-se à metodologia que usamos e, principalmente, à falta de problemas interessantes de...
tracking img