Compras internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Devido à competitividade mundial as empresas veem a necessidade de enfrentar à intensa disputa de mercado por novos desafios no cenário econômico, surgimento de novas tecnologias e a falta de precisão a sobrevivência e desenvolvimento. Nesse contexto, é fundamental para a permanência no mercado de uma companhia garantir lucros com preços competitivos e, ao mesmo tempo, agregar valor aocliente. Dessa maneira, tanto no âmbito brasileiro como mundial, o mercado vem adaptando-se e consequentemente passando por mudanças relacionadas a esta conjuntura. Atualmente, estudos econômicos mostram um crescimento continuo de mercado e seus players, explorando seus potenciais com competência no gerenciamento de materiais e, especialmente na administração dos departamentos de estoque. Dessemodo, é possível criar um diferencial competitivo através de técnicas de gestão de estoque que maximiza lucro e agrega valor ao cliente. Portanto, esse trabalho tem como objetivo apontar o impacto de uma boa administração de materiais e sua importância de manutenção.









Introdução
Em um mundo globalizado e de grandes avanços tecnológicos percebe-se a necessidade da utilização denovas tecnologias e de geração de vantagens competitivas através do relacionamento entre empresas e fornecedores. Com o objetivo de aumentar sua competitividade, diversas empresas vêm estreitando laços com seus fornecedores e tendo em vista dos altos custos em compras dentro de uma empresa esse setor fica no centro desse relacionamento.
As melhorias e as novas formas de comunicação facilitam atransferência de dados e a gestão do fornecimento de produtos, serviços, matérias primas e tecnologias, porém localização e criação/manutenção de parcerias também são vantagens por permitirem maior barganha e competitividade.
Os sistemas de produção passaram por inovações e aprimoramentos desde o modelo artesanal de produção, passando pelo Taylorismo até chegar ao moderno modelo da Toyota(manufatura enxuta). A motivação por trás dessas adaptações e desenvolvimentos de gestão de produção se deu pela busca contínua por eficiência e aumento dos ganhos através de diminuição dos custos fazendo com que as empresas repensassem seus produtos e reavaliassem sua cadeia de suprimentos.







Gestão de compras
A atividade do setor de compras engloba uma série de funções que vão desde aseleção dos fornecedores até a adequação dos pedidos à demanda passando pela determinação de prazos e qualificação dos serviços. E por influenciar muito nos gastos e lucros da empresa, uma gestão de compras eficiente é de suma importância para a empresa. O gerente de compras tem papel fundamental, pois se envolve na seleção dos fornecedores, negociação de prazos, qualidade do material, prazos deentregas e outros. Para isso é necessário ter em mente as necessidades competitivas dos produtos e serviços que as empresas oferecem.
Em geral, a gestão de compras é vital para o desempenho da empresa e deve estar em constante reavaliação e readaptação e sendo alinhada constantemente com a estratégia da empresa, sempre mantendo um bom relacionamento com os fornecedores já que a união de empresascom objetivos afins pode trazer ganhos a ambos.
A seguir uma lista das diferentes funções/atribuições do setor de compras e gerenciamento de materiais:
» Adequação do volume dos estoques;
» Giro de estoque – de acordo com cada categoria de insumo/produto;
» Frequência de compra;
» Volume de compra;
» Quais fornecedores utilizar;
» Formato do abastecimento;
» Condições e formas depagamento.
Para esse planejamento um estudo de previsão de vendas/demanda deve ser feito com frequência e mantido atualizado para que efeitos de sazonalidade e variações de tempo de fornecimento devem ser considerados.
A gestão de materiais e a estratégia empresarial
O melhor desempenho no cenário competitivo de uma indústria, a compra eficiente de itens com menor custo de aquisição, e a garantia do...
tracking img