Segurado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4

1 INTRODUÇÃO O Seguro é uma modalidade de transferência de risco na qual o segurador mediante contrato, se obriga a indenizar o segurado na hipótese de ocorrência de fatos danosos à vida, à saúde, aos direitos ou ao patrimônio do segurado. Na verdade hoje os seguros tem uma amplitude extraordinária onde as coberturas de riscos podem alcançar não só fatos danosos, mais até mesmo situações deconstrangimento ou de insucesso em qualquer campo das atividades humanas, entre outros. As obrigações do segurado estão restritas à prestação de informações corretas para formulação do valor do prêmio de seguro, ao pagamento das parcelas que lhe couberem nos termos do contrato e à comunicação tempestiva à seguradora na hipótese de sinistro. O segurado é qualquer pessoa física ou jurídica, podesegurar um bem contra eventuais fatalidades e riscos. O bem segurado pode ser um objeto material, um processo, um evento, ou mesmo a saúde e a vida de uma pessoa ou animal. Será abordado neste trabalho que foi desenvolvido durante nossa pesquisa sobre o tema Segurado, na disciplina de TGS (Teoria geral de seguros I), numa proposta de trabalho que será integrada aos outros temas, que irão compor todosos demais trabalhos da classe. O material procurado e pesquisado demostra a complexidade da estrutura do tema Segurado „‟A arte de proteger” como é chamado, e procura ressaltar o seu retorno a longo prazo, porém, contamos também com outros fatores como o da economia, em nosso trabalho estamos demonstrando uma visão global, contudo podemos verificar uma continua expansão dos ramos e suasatividades. É importante observar a qualidade e o melhor atendimento dos serviços prestados pelo mercado de seguros aos segurados seu cliente principal, e a importância de modernizar oferecendo novos serviços. Com a renda da população brasileira aumentando o mercado segurador brasileiro se mostra promissor, contudo a população a cada dia segurando mais os seus bens, e o mercado inovando e desenvolvendonovos ramos e com isso novas possibilidades aos segurados. A seguir iremos demostrar o seu ambiente a cada dia mais crescente e globalizado.

5

2 PIB

2.1 O Mercado Segurador Latino-Americano

Os seguros representam 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, é o quinto maior do continente, ficando atrás apenas de Porto Rico, Chile, Venezuela e Panamá.

Fonte: Mapfre Seguros,20/03/2012

2.2 PIB Brasileiro

A importância do setor de seguros ultrapassa, em muito, a expressão numérica. Com efeito, a vida cotidiana, como a conhecemos desde a Revolução Industrial, seria impossível sem os seguros. As empresas não poderiam aceitar riscos como fazem presentemente, portando, seus investimentos seriam

severamente restringidos e , com eles, a expansão futura das economias.Mercados inteiros entrariam em colapsos: basta imaginar o que ocorreria com a venda de automóveis, com um mercado de crédito e com o comercio exterior se não houvesse o apoio do seguro. A indústria de seguros crescentemente suplementa o estado no fornecimento de serviços cruciais nas áreas de saúde de seguridade social e, ao fazer isso, permite que o estado concentre a tensão e recursos no atendimentoàs necessidades das camadas mais pobres da população.

6

O Gráfico abaixo mostra essa evolução de 1970 a 2010:

7

3 PRÊMIOS EMITIDOS POR SEGMENTOS

3.1 Segmentos de Seguros, Previdência e Capitalização

3.2 Seguros Gerais

8

3.3 Seguros de Pessoas

3.4 Evolução e Tendência de Crescimento dos Prêmios Emitidos

9

4 ANÁLISE DE RAMOS NO BRASIL

Nos dias atuais Seguro éconsiderado como uma forma moderna de poupança, praticamente todo o seu patrimônio é possível ser Segurado. Existem no Brasil, classificados oficialmente, 89 ramos de seguros que apresentam grande variedade de detalhamento. Por exemplo, o seguro de responsabilidade civil tem 8 ramos diferentes, os seguros ligados à agricultura contam com 13 ramos distintos, etc. No gráfico abaixo estão os ramos...
tracking img