Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O AMBIENTE TERAPÊUTICO E A TEORIA DE FLORENCE NIGHTINGALE
Este estudo refere-se à teoria ambientalista de Florence Nightingale, que relata a influência do ambiente psicológico ou social sobre o estado de saúde do paciente. O ambiente psicológico diz respeito às condições mentais do paciente, enquanto que o social diz respeito às suas condições de vida. O objetivo do trabalho é discutir oconceito de ambiente terapêutico baseado na teoria ambientalista de Florence Nightingale. Trata-se de um estudo com caráter descritivo, baseado em pesquisa bibliográfica. A análise dos dados denota que o ambiente pode exercer um aspecto positivo na saúde do indivíduo, atuando na prevenção ou na promoção da cura; ou um aspecto negativo, contribuindo para a permanência da doença, que pode evoluir para umquadro de óbito. Para Nightingale, o paciente deveria ser tratado em um local adequado, tranqüilo, limpo e arejado, que estimularia a promoção de sua saúde. E evitar um ambiente desfavorável, como local sujo, úmido, escuro, dentre outros fatores ambientais que comprometeria a saúde do paciente. Concluímos que as atribuições da enfermagem estão envolvidas principalmente, em colocar o indivíduo emum ambiente terapêutico adequado, onde a natureza tem um papel fundamental na sua recuperação.
OBJETIVO:
Já faz algum tempo que os ambientes terapêuticos deixaram de ser consideradas uma forma menor de abordagem terapêutica ou alternativa para as psicoterapias individuais, sendo reconhecida sua eficácia em distintas modalidades e situações clínicas. Trata-se de um subsídio para a capacitaçãodos profissionais que visam atender uma demanda cada vez maior, por meio das abordagens mencionadas, quer nos serviços públicos como privados.

COMUNICAÇÃO TERAPEUTICA
A comunicação representa uma troca de informação e compreensão entre as pessoas, com objetivo de transmitir fatos, pensamentos e valores. É um processo humano de emissão e recepção de mensagens, no qual existem dois meios detransmissão de mensagens: o verbal e não-verbal. O verbal contempla a linguagem falada e escrita, enquanto os gestos, as expressões corporais e o toque fazem parte da forma não-verbal.Um dos objetivos da assistência de enfermagem é levar o paciente a participar dos esquemas terapêuticos.

Esta participação depende dos processos de comunicação, a partir dos quais se estabelecem as relações deconfiança necessárias para o paciente diminuir o medo, a ansiedade e permitir, à pessoa fragilizada pela doença, lutar por seu restabelecimento com dignidade. Nesse sentido, os enfermeiros intensivista além da experiência no uso de tecnologias, e do suporte psicossocial, deve estar atenta ao processo de comunicação para que o paciente possa suportar os efeitos da hospitalização, manter a percepçãode si próprio e da sua realidade.
Os grupos terapêuticos, não os de funcionamento estritamente psicanalítico, têm revelado um significativo desenvolvimento e uma progressiva demanda, como, por exemplo, a terapia de casal, a de família, grupos com psicóticos, egressos, grupos de auto-ajuda, com crescente aplicação na área da medicina

Iinicialmente aprovada para diminuir os custos e aumentar aeficiência, terapeutas rapidamente reconheceram uma série de benefícios terapêuticos positivos que não poderiam ser adquiridos a partir de um tratamento individual. A terapia em grupo consiste frequentemente em "falar" durante a terapêutica, mas pode também incluir outras formas terapêuticas, como a Psicoterapia Corporalterapia expressiva, o psicodrama e até mesmo as "não faladas".

CLASSIFICADAEM TRÊS PARTES:
No grupo de expressão estão organizadas as técnicas que ajudam à descrição da experiência e a expressão de pensamentos e sentimentos sobre ela. Nesse grupo encontram-se as seguintes técnicas: usar terapeuticamente o silêncio; ouvir reflexivamente; verbalizar aceitação; verbalizar interesse; usar frases incompletas; repetir as últimas palavras ditas pelo paciente; fazer...
tracking img