Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE SAÚDE MENTAL

A saúde mental é um estado de equilíbrio entre uma pessoa e o meio em que vive, ou seja, está ligado ao bem-estar emocional e psicológico, à qualidade de vida, à capacidade de amar, trabalhar e se relacionar com outros, além de garantir ao indivíduo a participação no trabalho no meio econômico, jurídico, intelectual e social, fazendo com que ele seja capaz de usarsuas próprias habilidades emocionais e cognitivas e seja capaz de enfrentar desafios e mudanças da vida cotidiana.
Pode-se dizer que a saúde mental envolve o ser humano nos fatores biológicos, psicológicos e sociais assim como na fase de desenvolvimento em que se encontra, ou seja, um equilíbrio dinâmico que resulta da convivência em grupo. Podemos observar isso na seguinte citação:
“... Saúdemental é um estado de boa adaptação, com uma sensação subjetiva de bem-estar, prazer de viver e uma sensação de que o indivíduo está a exercer os seus talentos e aptidões.”
(Caplin, 1989)
O indivíduo “mentalmente saudável” é aquele que sabe compreender que não é perfeito, que está bem consigo e com os outros, entende e aceita as exigências da vida, como por exemplo, que não pode ser tudo paratodos. Sabe também ligar com emoções, sejam boas ou ruins, reconhece seus limites e quando necessário sabe buscar ajuda, possui autonomia e autodeterminação bem como também uma percepção apurada da realidade.
É importante destacar que não desenvolver uma doença mental não quer dizer que a pessoa possui uma boa saúde mental, por isso é de extrema importância o acompanhamento do comportamento de umapessoa para assim conhecer o estado de sua saúde. Os psicólogos defendem que o acompanhamento da saúde mental deve ser feita a nível individual para observar a motivação da pessoa através de estímulos na auto-estima, a nível comunitário para que haja uma inclusão social e a nível oficial com planos estatais e acesso à saúde pública. A seguinte citação explica isso:
“delimitar os conceitos desaúde e doença mental não é tarefa difícil, como também definir a noção de saúde e de normalidade mental... as fronteiras são, em boa medida, relativas, circunstanciais e mutantes.”
(Gomes e Molina, 1997)
Os problemas de saúde mental mais freqüente são ansiedade, mal-estar psicológico, depressão, dependência de álcool e drogas, e perturbações psicóticas como, por exemplo, a esquizofrenia. Qualquerindivíduo hoje em dia pode ser afetado por problemas de saúde mental, por estarem em uma nova fase da vida como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento e até mesmo situações ou acontecimentos difíceis, como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental, não esquecendo também dos fatores genéticos,infecciosos ou traumáticos.
CONCEITO DE TRANSTORNO MENTAL
Transtorno mental é uma variação do estado mental normal, são transtornos interdisciplinares, onde pode envolver áreas como a psicologia, neurologia e a psiquiatria. O termo transtorno fala de uma anormalidade, sofrimento ou qualquer tipo de comprometimento mental do individuo. O conceito de transtorno mental, ao contrário, implica em umcomportamento diferente, uma "anormalidade" se podemos assim dizer.
O comportamento anormal gerado pelo transtorno mental ou ser de um gênero anormal não significa ter uma presença de distúrbio mental ou de um comportamento excessivo de anormalidade, podemos visualizar que o Transtorno Mental ele é visto por sintomas e sinais específicos que geralmente, seguem um curso natural mais ou menosprevisível, a menos que ocorram intervenções.
As pessoas podem sofrer angústia em virtude de circunstâncias pessoais ou sociais e, a menos que sejam satisfeitos todos os critérios necessários para o diagnóstico de determinado distúrbio, essa angústia não constituirá distúrbio mental. Por exemplo, um estado afetivo deprimido e depressão doença, o primeiro surgindo como resposta a uma determinada...
tracking img