A escola classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FAYOL - TAYLOR - FORD

COMO ELES INFLUENCIARAM A

ESCOLA CLÁSSICA DE GESTÃO

[pic]

Elaborado por:
Carlos Ascenso, 21102846;
Ivo Soares, 21105699;
Sandra Oliveira, 21100129.

Introdução

A Escola Clássica de Gestão é assim denominada por ter sido aprimeira escola da gestão a surgir e a criar uma literatura específica dedicada às organizações em geral e às empresas em particular.

Atualmente representa a conquista de uma longa história no campo do conhecimento humano, que despontou no início do século XX, no seguimento da 2ª Revolução Industrial (1850-1870). Assim, e principalmente com o aparecimento da energia elétrica e o uso dos combustíveisde petróleo há uma nova onda de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, fatores fundamentais na criação, desenvolvimento e funcionamento de grandes organizações empresariais.

[pic]

Neste trabalho iremos transmitir de forma simples, clara e objetiva, os fundamentos desta corrente de pensamento científico, que representa a raiz e os fundamentos da área de gestão deRecursos Humanos.

Palavras-chave: escola clássica, gestão, revolução industrial, Taylor, Fayol.

Fundamentos da Escola Clássica de Gestão

A Escola Clássica apresenta como expoentes máximos dois engenheiros, um americano e outro francês: Frederick Taylor (1856 – 1915) e Henri Fayol (1841 – 1925), respetivamente.

No campo específico da administração das empresas, coube a Fayol a divulgação dasideias fundamentais da Teoria Geral da Administração, publicado em 1916, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.

Por outro lado, Taylor, fundador do Taylorismo, propõe a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas, enfatizando a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

Assim, a abordagem clássica da Administração cobreduas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

[pic]

Taylorismo

Taylorismo é uma expressão criada para designar um conjunto de ideias e princípios de gestão criados no final do séc. XIX e início do séc. XX, também conhecida como “Teoria da Gestão Cientifica” ou “Organização Cientifica doTrabalho”, e tinha como grande objetivo aumentar a produtividade através de um sistema de tarifas diferenciadas e através da aplicação de métodos científicos, colocando a ênfase no uso da ciência e na criação da harmonia de grupo.

A aplicação da ciência à gestão teve como instrumento básico o estudo exaustivo dos tempos e movimentos que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho e a fixação dostempos-padrão para a execução das tarefas.

Esta corrente de pensamento foi originada por Frederick Taylor, engenheiro mecânico Norte-Americano, hoje considerado o “Pai da Administração Científica”. Depois da depressão de 1873, Taylor tornou-se um aprendiz industrial numa empresa de fabrico de bombas, a Enterprise Hydraulic Works, em Filadélfia. A carreira de Taylor progrediu rapidamente, sendopromovido a chefe de equipa, supervisor, diretor de pesquisa, e finalmente engenheiro-chefe em 1883. Alguns dos seguidores mais importantes de Taylor e que deram continuidade ao desenvolvimento da teoria da gestão científica foram Henry Gantt, Harrington Emerson, Frank Gilberth e Lillian Gilbreth e ainda o famoso industrial da indústria automóvel, Henry Ford.

Foram ainda definidos, quer por Taylorquer pelos seus seguidores, princípios de gestão que, deveriam ser seguidos pelos gestores como forma de aumentar a produtividade e, consequentemente, a eficiência. Destes princípios destacam-se os seguintes:

1 - Cada tarefa deve ser decomposta em operações elementares, as quais devem ser posteriormente redefinidas, alteradas ou suprimidas para que o trabalho seja executado no menor tempo...
tracking img