Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAÚDE MENTAL

O que é a Saúde Mental?

É sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros. É sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades. É termos confiança e não temermos o futuro.
A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.

“Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não meramente aausência de doença ou enfermidade.” (OMS, 1946)

“Falar em saúde mental é falar na pessoa humana, da sua família, da sua escola, do seu trabalho, dos seus lazeres, numa palavra da sua vida.” (Dias Cordeiro, 1987)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental define-se como: “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida,trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere". Por outro lado a mesma organização defini-a como: “a capacidade de estabelecer relações interpessoais e a capacidade de modificar de forma construtiva o ambiente físico e social. Isto porque, saúde é um completo bem estar físico, mental e social.”

Ordem dos Enfermeiros (2008): definir o que é Saúde Mental écomplexo, pois o seu conceito não está completamente definido. Contudo, é claro para a OMS (Relatório sobre a Saúde Mental no Mundo, 2001) que a Saúde Mental é essencial para o bem-estar geral das pessoas, das sociedades e dos países ‘… a definição possível de Saúde Mental como um equilíbrio que ultrapassa a globalidade bio-psicossocial, para se definir também numa dimensão espiritual e cultural.A doença mental inclui perturbações e desequilíbrios mentais, disfuncionamentos associados à angústia, sintomas e doenças mentais diagnosticáveis.
A saúde mental é a resiliência emocional e espiritual que nos permite aproveitar a vida e sobreviver ao desapontamento, dor e tristeza. É um sentimento positivo de bem-estar que fomenta dignidade e valor.
As pessoas afectadas por problemas de saúdemental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que devem ser esclarecidos e desmistificados, nomeadamente: as doenças mentais serem fruto da imaginação, não terem cura e ainda pelo facto de considerarem as pessoas com problemas mentais pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.
Estes mitos, a par do estigma e dadiscriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou tratamento, ou não queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doença.
Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.
Os indivíduos afectados porproblemas de saúde mental são cidadãos e não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas antes apoiados afim de promover a integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.
A pessoa de mente saudável é aquela que, sabedora da sua impotência contra as adversidades, não as camufla, mas sim as enfrenta, assume a dor que sente, sofre e reconstrói-se, e assim ganha experiênciapara novos problemas, sentindo-se protegida apenas pela consciência que tem de si mesma e do que a rodeia – o universo todo, incerto e mágico. Por outro lado, a pessoa com a mente confusa é um pessoa assustada, que se algemou nas suas próprias convicções e tenta, sem sucesso, equilibrar-se num pensamento único, sem se movimentar. Já o sadio, baila sobre o precipício.

Para manter uma boa saúdemental é importante:
* Não se isolar;
* Reforçar os laços familiares e de amizade;
* Diversificar os seus interesses;
* Manter-se intelectual e fisicamente activo;
* Consultar o médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

A saúde mental implica o desenvolvimento harmonioso da personalidade e caracteriza-se por:
* Ajustamento do indivíduo ao meio onde...
tracking img