Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúde Mental

A internação de pessoas portadoras de transtornos mentais no Brasil remonta à metade do Século XIX. Desde então, atenção aos portadores de transtornos mentais foi sinônimo de internação em hospitais psiquiátricos especializados. A oferta desse atendimento hospitalar concentrou-se nos centros de maior desenvolvimento econômico do país e deixou vastas regiões carentes dequalquer recurso de assistência em saúde mental.
A partir dos anos 70, iniciam-se experiências de transformação da assistência, pautadas no começo pela reforma intramuros das instituições psiquiátricas (comunidades terapêuticas) e mais tarde pela proposição de um modelo centrado na comunidade e substitutivo ao modelo do hospital especializado.
Com a proclamação da Constituição, em 1988,cria-se o Sistema Único de Saúde (SUS) e são estabelecidas as condições institucionais para a implantação de novas políticas de saúde, entre as quais a de saúde mental.
Consoante com diversas experiências de reforma da assistência psiquiátrica no mundo ocidental e as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) contidas na Carta de Caracas (1990), o Ministério da Saúde, a partirda década de 90, define uma nova política de saúde mental que redireciona paulatinamente os recursos da assistência psiquiátrica para um modelo substitutivo, baseado em serviços de base comunitária. Isto é, que oferecem cuidados na comunidade e em articulação com os recursos que a comunidade oferece. Incentiva-se a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados (território é adesignação não apenas de uma área geográfica, mas das pessoas, das instituições, das redes e dos cenários nos quais se dão a vida comunitária), ao mesmo tempo em que se determina a implantação de critérios mínimos de adequação e humanização do parque hospitalar especializado.


Politica de saúde mental

PNASH - Psiquiatria e Programa de Reestruturação da Assistência Psiquiátrica
ProgramaPermanente de Formação de Recursos Humanos para a Reforma Psiquiátrica
Supervisão Clínico-Institucional dos CAPS e Rede de Atenção Psicossocial
Programa Nacional de Avaliação de Centros de Atenção Psicossocial - Avaliar CAPS

Organização das ações de saúde mental na atenção básica

O apoio matricial constitui um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em áreasespecíficas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população. Nesse arranjo, a equipe por ele responsável, compartilha alguns casos com a equipe de saúde local (no caso, as equipes da atenção básica responsáveis pelas famílias de um dado território). Esse compartilhamento se produz em forma de responsabilização pelos casos, que pode se efetivar através de discussõesconjuntas de caso, intervenções conjuntas junto às famílias e comunidades ou em atendimentos conjuntos.
A responsabilização compartilhada dos casos exclui a lógica do encaminhamento, pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de saúde pela equipe local.
Assim, ao longo do tempo e gradativamente, também estimula a interdisciplinaridade e a ampliação da clínica na equipe.Ampliação da clínica significa o resgate e a valorização de outras dimensões, que não somente a biológica e a dos sintomas, na análise singular de cada caso. Assim, riscos2 como os sociais e outros se incorporam à avaliação clínica.

Como Organizar as Ações de Apoio Matricial

a. Onde houver Caps, Oficinas e/ou outros equipamentos da Saúde Mental: os diversos
membros dessas equipes desaúde mental farão o apoio matricial às diferentes equipes da atenção básica, programando sua carga horária para encontros semanais, e formas de
contato para demandas inesperadas ou intercorrências
No caso de municípios onde o número de CAPS é insuficiente para garantir apoio matricial atodas as equipes da atenção básica é possível compor esse apoio com a implantação de equipes de apoio...
tracking img