Compostagem do lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA













RECICLAGEM E COMPOSTAGEM

















Campinas
2012

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA




FÁBIO DE OLIVEIRA NORBERTO







RECICLAGEM E COMPOSTAGEM

















Campinas
2012
Introdução

O termo“reciclagem”, aplicado a lixo ou resíduos, designa o reprocessamento de materiais de permitindo sua utilização novamente. Trata-se de dar aos descartes uma nova vida (CALDERONI, 2003).
A reciclagem tem um papel fundamental para o meio ambiente. Com ela recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta anecessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados utilizados em baterias, entreoutras (FIGUEIREDO, 1995).
Reciclagem é o processo de transformação de um material - cuja primeira utilidade terminou - em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade quepoderiam ser usados para outros fins, como parques, casas, hospitais, etc (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005).
A compostagem é um método de modificação que pode ser executado com parte do nosso lixo doméstico resultando em um adubo para ser aproveitado em hortas, vasos de plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais remotos de reciclagem onde copiamos os processos danatureza para melhorarmos a terra (RECICLOTECA, 2012).

Desenvolvimento

A relação entre as cidades e o meio ambiente deve ser considerada para que consigamos entender a reciclagem. Nesse âmbito, explica Figueiredo:
“...os insumos básicos responsáveis pela manutenção dos grandes centros urbanos e industriais podem ser resumidos em elementos naturais, produtos processados e energia; emcontrapartida, estes centros liberam no ambiente natural, como subproduto de sua dinâmica, os resíduos sólidos, líquidos e gasosos, além de bens e serviços. Nota-se, portanto, uma quebra no ciclo natural nas duas interfaces onde a metrópole se relaciona com o meio ambiente, de um lado pela intensa extração de elementos naturais, e de outro pela deposição e/ou liberação de produtos/materiaisincompatíveis com a manutenção da dinâmica natural.
Para que ocorra uma integração ente o meio natural e o meio urbano, é fundamental que a dinâmica do meio urbano esteja na dinâmica do sistema maior, e para tanto, os elementos extraídos na forma de recursos naturais deveriam retornar ao meio original, possibilitando a manutenção do ciclo natural e, consequentemente, a manutenção do homem. Vale notar que,para manutenção desta integração, centrada na sustentabilidade ambiental do planeta, os processos produtivos deveriam utilizar predominantemente recursos renováveis” (FIGUEIREDO,1992, pp.190-199).

Segundo o MINISTÉRIO DA SAÚDE (2005) as vantagens da reciclagem para o meio ambiente são:
• Diminuição da exploração de recursos naturais;
• Redução do consumo de energia;
• Diminuição da poluição daágua, solo e do ar;
• Evitam a contaminação do meio ambiente;
• Diminuição dos custos da produção das indústrias;
• Criam oportunidades de fortalecer organizações comunitárias;
• Geram empregos e renda pela comercialização os reciláveis;
• Prologam a vida útil de aterros sanitários;
• Diminuem o desperdícios;
• Possibilitam a reciclagem de matérias que iriam para o lixo.
A necessidade...
tracking img