Farmacia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Curso de Farmácia
Disciplina Farmácia Social













CASA DE PRODUTOS NATURAIS








Turma: FAR 1 AN

Docente: TÔNIA FALCÃO

Discentes: Anabelle Amaral

Cleber Gonçalves

Marlon Maurício

Patrícia Soares












Salvador, BA

Junho de 2012

1.APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresentado à disciplina de Farmácia Social, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, consistiu em visitarmos casas de produtos naturais, a fim de observamos e relatarmos como está funcionando este tipo de estabelecimento sob ponto de vista legal.




2. INTRODUÇÃO

Durante muito tempo os produtos naturais foram a principal alternativa para a cura deenfermidades e ainda hoje é base da medicina tradicional de alguns países, como Japão, Índia e China. Devido à demanda por produtos a base de plantas medicinais, houve um aumento do interesse do publico por terapias naturais, assim como também a criação de estabelecimentos, ou melhor, casas de produtos naturais que facilitam o mentos, ou melhor casas de produtos naturaisacesso dos clientes aestes produtos.

E assim como em qualquer estabelecimento em que são comercializados produtos para o consumo, é de fundamental importância garantir a segurança do consumidor, e para isso é necessário uma investigação de como está sendo oferecidos esses serviços para os clientes.

A fiscalização dessas “casas” é de responsabilidade da ANVISA ( Agência de Vigilância Sanitária),sendo que, mesmo não possuindo obrigatoriedade da presença de um técnico e/ou farmacêutico, os produtos devem ser registrados, pois caso contrário eles são retirados da prateleira e suspensa a sua comercialização.

A eficácia do produto depende de vários fatores, podemos destacar, por exemplo, a qualidade do produto comercializado. O Brasil possui uma farmacopéia muito diversa de plantasmedicinais, isso se deve a grande mistura de culturas como a: indígena, africana e de europeus. Muitas pessoas enfermas ou não, recorrem para o uso de produtos naturais, para vários fins de seu interesse, onde o principal deles é manter-se saudável.







3. DESENVOLVIMENTO

Foram realizadas entrevistas nos estabelecimentos, relacionando algumas perguntas para os responsáveispela casa de produtos naturais. A entrevista foi feita no bairro de Itapuã, mas especificadamente na Rua Dorival Caymmi no período da manhã do dia 09 de Junho de 2012, sábado, em três estabelecimentos: Mundo Natural, Tok Essência e Adimel.

1. ESTABELECIMENTO 1: MUNDO NATURAL

Neste estabelecimento foi possível observar um pouco de insegurança por parte da entrevistadora logo noinicio da abordagem realizada pela equipe, porém o quesito segurança foi conquistado aos poucos. As perguntas realizadas para a Sr.ª Vânia Márcia de Jesus Santos, foram devidamente respondidas por ela mesma, sendo as respostas gravadas por meio de um gravador, com a devida permissão da responsável, para pouparmos tempo por estarmos ocupando um horário de trabalho.

Entre as percepções,percebeu-se a preocupação em classificar os produtos comercializados por categorias, como suplementos alimentares, chás, cereais, produtos diet, light etc. Porém não havia muitas variedades dos produtos. Além disso, o que chamou atenção no estabelecimento foi a disponibilização de lanches e refeições naturais (sanduíche natural, saladas etc.) em uma parte mais interna da loja, ou seja, esta eradividida em duas partes a primeira correspondia a comercialização dos produtos e a segunda ao local onde eram servidas as refeições.

Quanto à observação feita pela equipe, listamos como ponto negativo a questão da luminosidade do local que era baixa, assim como a ventilação, devido ao local ser estreito e como ponto positivo foi possível destacar a disposição dos produtos, o atendimento e...
tracking img