Projeto de apoio pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Pedagógico de Reforço/recuperação paralela dos Alunos dos 4º. Ano - com Dificuldade de Aprendizagem

Introdução

O ser humano, segundo CASTRO (apud SISTO, 1996), é uma organizaçãocomplexa provida de mecanismos de auto-regulação, que tem não apenas a função de conservar o sistema, vencendo obstáculos e superando perturbações, mas também, de promover a construção e o aperfeiçoamento deestruturas e funções ultrapassando a cada momento suas possibilidades.
Nesta busca do meio e desse aperfeiçoamento, o indivíduo se depara com muitas derrotas, que, no entanto devem ser transformadasem vitórias, utilizando-se o potencial educativo de cada um. Muitas vezes estes obstáculos tornam-se extremamente difíceis de serem transpostos e somente com o auxílio de um mediador eficiente istoacontece.
Quando nos reportamos ao ambiente escolar, vemos estes obstáculos aparentemente intransponíveis, na forma de problemas de aprendizagem. Para PAIN (1992), estes são caracterizados comoaqueles que atentam contra a normalidade do processo ensino aprendizagem, qualquer que seja o nível cognitivo do sujeito. Ou seja, podendo estar relacionados às causas físicas, sensoriais, neurológicas,emocionais, intelectuais, emocionais ou sócio-econômicas.
A escola tem o compromisso, inclusive legal, conforme consta na Lei 9.394 de 20/12/96, artigo 24, parágrafo V, de identificar estas situações epromover a recuperação paralela para que o processo de aprendizagem ocorra para todos.
Acreditamos que quando a intervenção acontece no âmbito escolar, aumenta a possibilidade de sanar-se o problema,uma vez que o processo é mais rápido e proximal com todos os envolvidos (educandos, pais e professores).

1. Justificativa do projeto:
* Com a realização da avaliação diagnóstica e sondagem daaprendizagem com os alunos do 4º ano (A, B, C), foram detectadas deficiências e dificuldades de aprendizagem em vários alunos. (anexo I)
* Essas deficiências e dificuldades geram nesses alunos...
tracking img