Roteiro de psiquiatria forense - oligofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................. 3

2. DESENVOLVIMENTO............................... 4

3.CONCLUSÃO................................................... 6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........ 7

INTRODUÇÃO

Para melhor compreensão da função desempenhada pela inteligência, faz-se necessário estudar a patologia onde essa funçãoapresenta suas maiores alterações: a oligrofenia.

O presente trabalho apresenta de forma objetiva as principais conclusões de um estudo realizado sobre a oligofrenia, assim como seuconceito, classificações, diagnóstico, tratamento e aspectos forenses.

DESENVOLVIMENTO

A palavra oligofrenia vem de oligo (pouca) e frenos (mente), sendo definida como uma anormalidade inata ouadquirida precocemente, constituindo primordialmente em uma diminuição da inteligência. Portanto, oligofrênico é aquele individuo que na vida prática, quanto aos rendimentos intelectuais, encontra-seincapacitado de exercer novas tarefas.

As oligofrenias podem ser classificadas em 3 grupos:

1) Debilidade mental

É o grau menos severo da oligofrenia. São preservadas ascapacidades mais simples, entretanto, o indíviduo apresenta falhas de raciocínio, deficiência de atenção e dificuldade de aprendizado. Podem obter desempenho satisfatório em muitas atividades masapresentam dificuldade elaboração de juizos.

2) Imbecilidade

É capaz de realizar algumas atividades diárias por conta própria ou com pouco auxílio de terceiros. Entretanto apresentam poucalinguagem, tanto falada como escrita.

3) Idiota

São dependentes e incapazes de serem educados ou treinados. Apresentam frequentemente graves deficits motores e neurológicos, com gravesmalformações físicas.

O imbecil e o idiota, em função dos seus desvios, são inimputaveis na área criminal e inaptos na área civil. O débil mental poderá ser até inimputavel, mas é necessário que sua...
tracking img