Empreendedorismo regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO REGIONAL


RESUMO
Compreender Empreendedorismo, desde a origem da palavra até sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico de um país é hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre países e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é citado como um dos países maiscriativos do mundo, mas precisa melhorar no que se relaciona à consolidação de milhares de iniciativas de novos negócios e empresas assim como a formação de empreendedores particularmente nas Escolas de Administração. O empreendedor corporativo é um perfil cada vez mais procurado pelas organizações, nas quais um dos principais objetivos é a busca de eficácia. Investir na disseminação organizada doempreendedorismo será fator fundamental de progresso econômico e social e também fonte de geração de novos empregos.
Palavras-chave: Empreendedor. Empresa Empreendedora. Empreendedorismo Social. Ensino do Empreendedorismo.

1 INTRODUÇÃO

A palavra empreendedorismo tem origem francesa do termo “entrepreneur” e quer dizer aquele que compra meios de produção a certos preços, para podercombiná-los em um produto que irá vender a preços incertos, ou seja, é aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo é, provavelmente, tão antigo quanto são os negócios familiares (HOY; VERSER, 1994). São chamadas de empreendedoras, as pessoas que desenvolvem competências e habilidades relacionadas à criação de projetos técnicos, científicos ou empresariais. São aquelas querealizam, fazem e executam essas habilidades com competência na criação, abertura e gestão, transformando seus projetos em empresas que alcançam resultados positivos.
O empreendedorismo vem ganhando dinamismo em vários países, principalmente no Brasil, principalmente, pelo fato dos brasileiros procurarem a auto-realização


2 A IDEIA DE UMA EMPRESA EMPREENDEDORA

Para a formação deuma empresa, inicialmente surge uma idéia. A idéia é a semente do empreendimento, porém, nem todas as idéias progridem a ponto de se transformarem em empreendimentos. Nestes casos, talvez, seus idealizadores não passaram pelo teste de risco, fazendo com que muitos empreendimentos morram quando ainda eram apenas idéias. Todo o empreendimento possui uma determinada taxa de risco que deve ser assumida.Ao superar esta etapa, o empreendimento transforma-se em empresa com seu respectivo registro. É o momento de aproximação com o mercado. Os clientes precisam enxergar os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Nos casos de sucesso, as vendas e a participação da empresa no mercado crescem. Maiores receitas começam a gerar maiores resultados. A necessidade de aumentar a estrutura surgenaturalmente. Para que o sucesso alcançado seja mantido, os, agora, dirigentes investem na repetição para tentar conseguir a estabilidade. As tentativas adotadas, geralmente, passam por sistematização de processos, padronização de procedimentos, normatização de comportamentos e investimentos em sistemas de informações com orçamentos prévios das receitas, despesas e resultados esperados. A flexibilidadeque contribuiu com o sucesso dá lugar ao comportamento burocrático. Todos esses esforços contribuem para o engessamento da empresa. Acomodação, estabilidade e burocracia são as principais causas para o sucesso transformar-se em fracasso. Projetar o futuro a partir do passado trará, no máximo, melhorias no que está sendo realizado e isto é muito pouco. É preciso transformar o presente, parar comtudo e recomeçar do zero se for preciso. Conforme Coelho (2006, p. 2), “o futuro não é o lugar para onde estamos indo, é o lugar que estamos construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente. Por isso, digo, que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Existem empresas que só são empreendedoras quando da sua origem. Depois, passam os dias se repetindo. A repetição é o contrário...
tracking img