Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Roma Antiga
Prof.º Leonardo Castro



Roma desenvolveu-se na península Itálica, limitando-se ao norte com a Europa centro-ocidental através dos Alpes, sendo formada principalmente pelos povos latinos, sabinos, samnitas e etruscos.



Da sua fundação, por volta do ano 1000 a.C. até 509 a.C, Roma foi uma monarquia. O rei acumulava as funções executivas, judicial e religiosa, tendo seuspoderes limitados na área legislativa pelo Senado ou Conselho dos Anciões, que tinha o direito de veto e sanção das leis apresentadas pelo rei.





A República

Em 509 a.C., o rei Tarqüinio, o Soberbo, de origem etrusca, foi derrubado por uma conjuração patrícia do Senado, que queria pôr fim à interferência real no poder legislativo. Terminava-se, assim, a monarquia romana, e em seu lugarinaugurava-se a República romana, na qual o poder do Senado sobrepunha-se aos demais, tornando-se em órgão máximo da República.


O Senado romano (em latim Senatus) é a mais remota assembleia política da Roma antiga, com origem nos Conselhos de Anciãos, daí a origem de seu nome, senex = velho, idoso.




Fórum Romano. A Curia, à esquerda, e a Rostra, à direita.


A Curia, sede do antigoSenado Romano.



Interior da Curia, sede do antigo Senado Romano.





O Senado tornou-se em órgão máximo da República romana. Na imagem, o cônsul Cícero denuncia a conspiração de Catilina no Senado romano, em 63 a.C. Afresco de Cesare Maccari, 1882-1888.



A sede do Senado Romano chamava-se Cúria Hostilia (também chamada de Cúria Romana) mais tarde reconstruída por Júlio Césarcomo a Cúria Júlia, em 44 a.C., localizava-se no Fórum Romano, que é a velha praça republicana, cuja primeira sistematização ocorreu no século VI a.C. e que permaneceu por séculos o centro político, religioso e econômico da cidade. No Fórum havia ainda a Rostra, predio ao lado do Senado onde os políticos discursavam aos cidadãos romanos.




Texto e Contexto

“não há felicidade sem uma boaconstituição política; não há paz, não há felicidade possível, sem uma sábia e bem organizada República.”
(Do senador e cônsul romano Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.), Da República, livro quinto, V.)



Os Senadores exerciam o poder político com carácter vitalício. O Senado romano fiscalizava os cônsules (autoridades executivas máximas), controlava a justiça, as finanças públicas, as questõesreligiosas e, dirigia a política externa, incluindo a componente militar – vital num momento de conquistas expansionistas. Somente os patrícios tinham acesso a esse órgão legislativo.



O poder executivo na República romana antiga, por sua vez, ficava a cargo de algumas magistraturas:
Cônsules – eram dois cônsules eleitos pela Assembléia Centurial pelo período de um ano, propunham leis epresidiam o Senado e as Assembléias.
Pretor – administrava a justiça.
Censor – fazia o censo da população, o critério usado era a renda.
Edil – conservava a cidade, do policiamento, do transito, do abastecimento, etc.
Questor – cuidava do tesouro público.
Ditador – em épocas de crises como guerras e calamidades, era escolhido um ditador pelo período máximo de seis meses, que governava com plenospoderes.
Assembléia Centurial (comitia centuriata) – era a assembléia dividida em centúrias, isto é, em grupos de cem soldados cidadãos, os centuriões, cuja função era votar os projetos apresentados.
Assembléia Curial – examinava os assuntos religiosos.
Assembléia Tribal – nomeava os questores e os edis.

No período Republicano, a sociedade romana estava dividida em quatro classes:Patrícios – cidadãos de Roma, possuidores de terra e gado, que constituíam a aristocracia.

Plebeus – população dominada pelos romanos nas primeiras conquistas; eram livres, mas não participavam do Senado.

Clientes – indivíduos subordinados a alguma família patrícia, cumpridores de diversas obrigações econômicas, morais e religiosas.

Escravos – população recrutada entre os derrotados de guerra...
tracking img