Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03. "A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivoque se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – curapara um planeta doente. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)

Analise as seguintes afirmativas:


I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.

II) A preocupação maior das políticasgovernamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.

III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.
a. Somente I e III.
b. Somente I e II.c. Exclusivamente II e III.
d. Nenhuma das alternativas.
e. I, II e III.
Question 2
Notas: 1
Acerca da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil, analise as seguintes afirmativas:

I) A cultura organizacional brasileira dá pouca importância a práticas dessa natureza.
II) O aumento de organizações que disseminam esse tema demonstra a evolução de práticas relacionadas à RSE.III) Para ser competitiva no mercado, pouco importa se uma organização pratica ou não a RSE.
IV) A participação no mercado tende a se ampliar quando uma organização aplica a RSE.
V) O sucesso deve ser pautado apenas no desempenho financeiro empresarial.
VI) A principal preocupação da dimensão ambiental está nos impactos da empresa sobre o meio ambiente.

Estão corretas, apenas, asafirmativas:

Escolher uma resposta.
a. I, II, IV e VI.
b. I, III e VI.
c. I, II, III, IV e VI.
d. II, IV e VI.
e. I, II e IV
Question 3
Notas: 1
A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir. A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro. Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão deCisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição domaterial de construção e pela organização dos trabalhos coletivos e do monitoramento das ações. (Adaptado do site http://objetivosdomilenio.org.br/casos/) Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?

Escolher uma resposta.
a. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
b. Erradicar a miséria e a fome.
c. Melhorar a qualidade de vida e o respeito...
tracking img