Analise o desenvolvimento da sociedade, explique o surgimento do estado e qual a função primordial do estado.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise o desenvolvimento da sociedade, explique o surgimento do Estado e qual a função primordial do Estado.


Entender o surgimento da humanidade sempre despertou grande curiosidade entre os pesquisadores, não menos curioso seria entender como ocorreu o seu desenvolvimento, passando por todas as transformações até os dias atuais. Para que tivéssemos respostas mais contundentessobre esses fatos, pesquisadores, antropólogos e historiadores debruçaram-se sobre os estudos dos elementos da história e traçaram um perfil do homem desde seu estágio mais primitivo até o surgimento da civilização que culminou na representação da sociedade que seguimos.
A maior expressividade nesse campo de pesquisa ficou por conta do antropólogo e etnólogo Lewis Henry Morgan (1818 – 1881).Segundo suas pesquisas, o desenvolvimento da sociedade começa a surgir ainda nos períodos mais primitivos de sua existência e para que pudéssemos entender melhor essa trajetória ele dividiu esses períodos e classifica-os como: Estado selvagem, Barbárie e civilização. Apartir dessa classificação ele as subdivide em fases conforme o desenvolvimento dos meios de subsistência que indicam atransformação de cada período da história do homem primitivo, passando por sucessivas etapas até atingir a formação da propriedade privada e do Estado. A evolução do homem seguiu num curso natural na história, ela passou gradativamente do estado irracional para o estado racional através do desenvolvimento de suas habilidades.
Com base nos estudos de Morgan, sobre os iroqueses, Engels escreve sua obraprocurando identificar cada estágio evolutivo e as condições que contribuíram para transformação do homem no processo histórico. Engels faz um relato de cada período elencando o grau de parentesco; organização social; relações de procriação (que foram decisivas no crescente número de habitantes) e cita as diferentes características apresentadas por cada tribo que surgia ao longo da história. Nãoé preciso fixar muito a atenção para perceber que o texto de Engels segue sempre a linha de raciocínio galgado nas ideias de Morgan, fato que por alguns instantes nos faz pensar que se trata de um texto do próprio Morgan.
Morgan nos apresenta a espécie humana como tendo surgido numa região com clima tropical, que viviam nus e sobre a copa das árvores, o que justificou a sua sobrevivênciaaos predadores. Sendo assim, ele o classificou como período selvagem. O período selvagem é marcado pela perfeita harmonia do homem com a natureza, sobreviviam da ingestão de alimentos naturais como frutos e raízes, ou seja, não havia o sentimento de dominação, viviam de maneira livre sem interferir com o meio, apenas usufruindo daquilo que ela poderia lhes oferecer. Posteriormente ele agrega a suadieta alimentos como o peixe e frutos do mar, o que levou o Antropólogo a acreditar que eles já haviam dominado o fogo. A utilização desse elemento da natureza passou a ser de vital importância, pois as tribos passaram a viver em função do fogo, fato que se dava pela ocorrência de seus constantes deslocamento, sendo assim, havia a necessidade de transportar o fogo e cuidar do mesmo com muitaatenção para mantê-lo sempre aceso.
Como podemos observar no filme A Guerra do Fogo, os primeiros desentendimentos entre as tribos selvagens, se deram sempre que por algum motivo perdiam a posse do fogo e eram obrigados a roubar o mesmo em outra tribo.
Após a dominação do fogo o homem começa a se deslocar para terras mais úmidas seguindo o curso dos rios e mares. Com a invenção dasprimeiras armas: a clava e a lança, o homem começa a interagir com o meio dando início ao processo da caça como complemento em sua alimentação, mas é com a invenção do arco e da flecha que a caça se torna costumeira, fazendo da carne um alimento constante nas tribos. Com o deslocamento para áreas cada vez mais úmidas o homem passa a fazer o uso da pele de animais como forma de se proteger do frio....
tracking img