Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
oma Antiga foi uma civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península italiana, logo no século X aC. Localizada ao longo do Mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo.[1]
Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cadavez mais autocrático. O Império Romanochegou a dominar o Sudoeste da Europa Ocidental, Sudeste da Europa/Bálcãs e toda a Bacia do Mediterrâneo através daconquista e assimilação.
Atormentado pela instabilidade interna e atacado por vários povos migrantes, a parte ocidental do império, incluindo a Itália, Hispania,Gália, Britannia e África, dividiu-se em reinos independentes noséculo V. Estadesintegração é o marco que historiadores usam para dividir o período antigo da era medieval e da "Idade das Trevas".
O Império Romano do Oriente, governado a partir de Constantinopla, surgiu depois que Diocleciano dividiu o império em 286 e compreendia a Grécia, Balcãs, Ásia Menor, Síria e Egito, sobreviveu a esta crise. Apesar da posterior perda da Síria e do Egito para o Império Árabe-Islâmico, oImpério Romano do Oriente continuou existindo por mais outro milênio, até que seus restosforam finalmente anexados pelo emergente Império Turco Otomano. Este estágio oriental, cristão e medieval do império é geralmente chamado de Império Bizantino pelos historiadores.
A civilização romana é muitas vezes agrupada na "antiguidade clássica" com a Grécia antiga, uma civilização que, junto comacivilização etrusca e as muitas outras civilizações que os romanos conquistaram e assimilaram, inspirou grande parte dacultura da Roma Antiga. A roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, governo, guerra, arte,literatura, arquitetura, tecnologia, religião e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.Índice [esconder] * 1 História * 1.1 Monarquia * 1.2 República * 1.3 Império romano * 2 Sociedade * 2.1 Casamento * 2.2 Terra e propriedade * 2.3 Força militar * 2.4 Engenharia, arquitetura e tecnologia * 3 Cultura * 3.1 Língua * 3.2 Religião * 3.2.1 Conversão ao cristianismo * 3.3 Arte * 4 Ver também * 5 Referências * 6 Bibliografia *7 Ligações externas |
[editar]História
Ver artigo principal: História de Roma
 Ver página anexa: Cronologia da Roma Antiga

De acordo com a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C. por Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba.
Os antigos povos que habitavam a região do Lácio, nas proximidades de Roma, desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nestaépoca, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia: a cidade era governada por um rei, originalmente de origemlatina, porém os últimos reis do período monárquico foram de origem etrusca.
Os romanos deste período eram politeístas, venerando deuses semelhantes aos dos gregos (embora comnomes diferentes). Os gregos também influenciavam, juntamente com os etruscos, as primeiras formas de arte realizadas pelos romanos deste período.
Conforme a versão lendária da fundação de Roma, relatada em diversas obras literárias romanas, tais como a Ab Urbe condita libri[2] (literalmente, "desde a fundação da Cidade"), de Tito Lívio, e a Eneida, do poeta Virgílio, Eneias, príncipetroiano filhode Vénus, fugindo de sua cidade, destruída pelos gregos, chegou ao Lácio e se casou com uma filha de um rei latino.
Seus descendentes, Rómulo e Remo, filhos de Reia Sílvia, rainha da cidade de Alba Longa, com o deus Marte, foram jogados por Amúlio, rei da cidade, no rio Tibre. Mas foram salvos por uma loba que os amamentou, tendo sido, em seguida, encontrados por camponeses. Conta ainda a...
tracking img