Rio e megaeventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a chegada dos grandes eventos internacionais ao Rio de Janeiro, a moral do carioca anda em alta. E não é por menos; sediar as Olimpíadas e a final da Copa nãoé pouca coisa. Mas confesso que ando me questionando se o Rio realmente terá competência para tais tarefas. Será que seremos vistos como mais uma cidadezinhasubdesenvolvida da América Latina ou uma a rumo do pleno desenvolvimento? Uma coisa é certa, as coisas por aqui estão mudando, lentamente, mas estão. Há trinta anos, erainimaginável que de uma cidade falida se ergueria como símbolo do crescimento econômico do país.
Infelizmente, mesmo com todos os investimentos que acidade vem ganhando, ainda percebemos muita pobreza. Talvez o exemplo mais simbólico sejam as favelas cariocas, um claro abandono do Estado aos mais necessitados ecarentes. A política que sempre se adotou foi a da violência, repreensão e a de que “bandido bom é bandido morto”. O resultado não poderia ser outro; fracasso totalpor parte dos governos no combate à violência. Essa imagem está começando a mudar com a implantação das UPPs. Mas não se enganem, por trás dessa fachada ainda hámuita corrupção e agressividade.
Para descobrimos o porquê dessa situação, não precisamos de um Sherlock Homes, e sim estudar os fatos que a História e a Sociologianos revelam. Uma professora do primário me disse certa vez, que para entendermos o presente e o futuro, temos primeiro que entender o nosso passado. Só com opassar dos anos, pude realmente compreender o que ela quis dizer. Talvez seja por esse motivo que as Ciências Sociais tanto me fascinam.

Gabriel Prata Ferreira
tracking img