Francis bacon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANCIS BACON
Francis Bacon (1561 — 1626) foi um teórico que exerceu grande influência nos paradigmas científicos que marcaram a sociedade industrial. Desde cedo, sua educação orientou-o para a vidapolítica, na qual exerceu posições elevadas. Bacon é o iniciador do empirismo (um movimento que acredita nas experiências como únicas formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéiasinatas. A mente seria, originalmente, um "quadro em branco", sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação.).
Ao contrário de Descartes, Francis Bacon mesclou sua vida entre acontemplação filosófica e a agitação da vida política. Ele acreditava que a dedicação exagerada aos estudos, sem uma finalidade prática, era pura vaidade acadêmica e que os estudos não poderiam ser um fimem si mesmo. Para ele os verdadeiros sábios são capazes de utilizar os conhecimentos de maneira prática, indicando uma visão pragmática para a ciência e a filosofia.
O rigor dos experimentoscientíficos, o uso da razão nos atos do dia a dia, a primazia do método indutivo e ideia de que todo conhecimento tem por finalidade ser posto em prática, formam o corpo da obra de Francis Bacon, que marcou asociedade e influenciou a construção da chamada abordagem científica da administração.
O objetivo do método baconiano é constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos naturais. Com a intenção decriar uma nova filosofia e ciência, Bacon desenvolveu tratados críticos e metodológicos, lançando as bases para sua empreitada que, segundo ele, proporcionariam o domínio da realidade. Para Bacon, oconhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos que, se devidamente observados, apresentam a causa real dos fenômenos.
Para isso, no entanto, deve-se descrever de modopormenorizado os fatos observados para, em seguida, confrontá-los com três tábuas que disciplinarão o método indutivo: a tábua da presença (responsável pelo registro de presenças das formas que se...
tracking img