Rh sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS


Professora: Letícia Baggio
União Sistemas de Ensino - Ano - 2005
leticia@uniao.edu.br



INTRODUÇÃO



Conceito de Administração de Recursos Humanos:


“É O CONJUNTO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA CONDUZIR OS ASPECTOS DA POSIÇÃO GERENCIAL RELACIONADOS COM PESSOAS, INCLUINDO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO, RECOMPENSAS EAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.”
( Chiavenato )


Conceito de Gestão de Pessoas:


“Ë UMA ÁREA MUITO SENSÍVEL À MENTALIDADE QUE PREDOMINA NAS ORGANIZAÇÕES. ELA É CONTINGENCIAL E SITUACIONAL POIS DEPENDE VÁRIOS ASPECTOS COMO A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, O CONTEXTO AMBIENTAL, O NEGÓCIO DA ORGANIZAÇÃO, A TECNOLOGIAUTILIZADA, OS PROCESSOS INTERNOS E UMA INFINIDADE DE OUTROS FATORES IMPORTANTES.”
( Chiavenato )




A Administração de Pessoas tem sofrido grandes transformações nos últimos tempos. Vindo de uma administração que tinha como objetivos rotinas de legislação trabalhista, como folha de pagamento, benefícios, e demais tarefas do departamentopessoal e até mesmo controle sobre os recursos humanos da empresa, e passando para uma administração mais humana, que além de manter suas rotinas de departamento pessoal, imprescindível para a organização e os próprios funcionários, cuida do desenvolvimento, do crescimento, do reconhecimento e envolvimento do funcionário com os objetivos organizacionais e com os seus próprios objetivos.A Administração de Pessoas é uma área bastante abrangente na vida das organizações e das pessoas que nela trabalham. Até mesmo para aquelas que trabalham em setores diversos ao das Relações Humanas, isto porque a administração de pessoas envolve uma série de fatores intrínsecos à todas as áreas da organização, onde existem pessoas, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, climaorganizacional, etc. Pois todos nós trabalhos com pessoas e para pessoas, e necessitamos nos adaptar a elas e aos seus objetivos, sem contudo perder nossas as nossas próprias expectativas.
SURGIMENTO DA ARH – Administração de Recursos Humanos

A ARH – Administração de Recursos Humanos - surgiu no século XX, com o impacto da revolução industrial, a partir da complexidade das tarefas e para abrandar osconflitos industriais e pessoais existentes e até então considerados incompatíveis.

A área de RH é sempre a mais sacrificada nas empresas. Em tempos de dificuldades é lá que se buscam soluções para redução de despesas, de conflitos e de pessoal.
A partir do novo contexto de administração as palavras de ordem passam a ser:

produtividade - qualidade - competitividade


Dessaforma, as pessoas deixam de ser o problema das organizações para se tornar a solução dos problemas. E as organizações deixam de administrar pessoas, para administrar com pessoas. Assim as pessoas passam a ser a vantagem competitiva, mas precisam se profissionalizar para obter êxito.

Relação entre empresa x pessoas

|ORGANIZAÇÕES |PESSOAS|
|são constituídas de pessoas |passam maior parte do seu tempo ativo nas organizações |
|dependem das pessoas para atingir seus objetivos organizacionais |através da organização alcançam seus objetivos pessoais |








Mas para que ambos atinjam seus objetivos, e que istoocorra de forma satisfatória e o trabalho seja motivo de prazer e realização, é necessário que exista sinergia na organização.

Porém, a cooperação das pessoas dentro das organizações ou para a organização varia de pessoa para pessoa e na mesma pessoa de tempo em tempo.

Por isso o sistema de cooperação é instável, porque varia de acordo com as pessoas, com as normas da empresa e com...
tracking img