sistema rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

INTRODUÇÃO
Este trabalho ira relatar sobre as usinas, nele vamos mostrar o modo no qual tal usina é feita, porque, seus benefícios e desvantagens, investimentos, locais propícios à construção entre outras curiosidades.
























DESENVOLVIMENTO:
Energia Eólica: Funcionamento
A energia eólica é produzida a partir da transformação da energia cinética dosventos em energia elétrica. A turbina eólica é formada por um conjunto de duas ou três pás, impulsionadas por forças de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão. Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos, a instalação deturbinas eólicas são em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s. Na energia eólica, o vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices, e também pelos níveis de ventos da região. Quando as pás da turbina capturam a energia do vento e começam a semover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador. O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade. Fundamentalmente, gerar eletricidade a partir do vento é só uma questão de transferir energia de um meio para outro. A energia eólica começa com o sol, quando aquece uma determinada área de terra, o ar ao redor absorve parte desse calor. A certa temperatura, esse ar maisquente começa a se elevar muito rápido, pois um determinado volume de ar quente é mais leve do que um volume igual de ar mais frio. As partículas de ar que se movem mais rápido (mais quentes) exercem uma pressão maior do que as partículas que se movem mais devagar. Quando este ar quente mais leve se eleva de repente, o ar mais frio aparece rapidamente para preencher o espaço vazio deixado. Este arque preenche o espaço vazio muito rápido é o vento. Se colocar um objeto, como uma pá de rotor no caminho desse vento, o vento irá empurrá-la, transferindo sua própria energia de movimento para a pá. É assim que uma turbina eólica captura a energia do vento. A energia eólica é considera a energia do futuro e presente. Infelizmente não há como fazer reserva para a produção dessa energia, como porexemplo a energia produzida a partir da agua, através das barragens é possível reter a agua e produzir energia quando haver maior necessidade/falta de agua.
Vantagens:
É inesgotável;
Não emite gases poluentes, nem gera resíduos;
Os parques eólicos podem ser usados para agricultura e criação de gado;
Criação de empregos;
Geração de investimento em áreas desfavorecidas;
Benefícios aoproprietários e a zona camarária;
Reduz a dependência de energia do exterior;
Menos gastos na aquisição de direitos de emissão de CO2;
É uma fonte de energia barata, podendo competir com fontes tradicionais;
Os aero geradores não precisam de combustível, precisam de pouquíssima manutenção e sua revisão só acontece a cada 6 meses;
Em menos de 6 meses se recupera o dinheiro gastado com sua fabricação,manutenção e instalação;

Desvantagens:
A intermitência;
Pode ser ultrapassado por pilhas de combustível (H2) ou bombagem hidroelétrica;
Impacto visual;
Impacto sobre as aves do local;
Impacto sonoro, as habitações devem estar à 200 metros de distância;
No Brasil..
A principio no Brasil, o uso eólico estava voltado a cata-ventos de bombeamento de agua, hoje, marcos recentes estão mudandoesse cenário. Segundo o atlas do potencial eólico, lugares como Ceara, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato grosso do sul, e Rio Grande do sul, reservam grande potencial. No Brasil, hoje, estimasse que a produção de energia eólica atinja 0.9% de potencia, entretanto, em 3 anos a produção pode crescer mais de 600%.
As poucas usinas aqui do Brasil, são consideradas uma das...
tracking img