sistema abo e transfusoes rh+ e rh-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A característica fundamental de todo sistema imunológico é a sua capacidade de distinguir e eliminar partes de um corpo estranho como bactérias, vírus e até mesmo células cancerígenas(CARVALHO,2011).
No caso dos grupos sanguíneos humanos ABO sabemos que as hemácias possuem dois tipos de antígenos, chamados aglutinogênios, A e B; e o plasma pode conter dois tipos de anticorpos(aglutininas)anti-A e anti-B. então existem quatro grupos sanguíneos para este sistema: A, B, AB e O (CARVAHO, 2011).
• Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
• Os indivíduosB possuem osantígenos B e os anticorpos Anti-A.
• Os indivíduos AB possuem ambos os antígenos, A e B; e nenhum dos anticorpos.
• Os indivíduos O, não possuem nenhum antígeno e possuem doisanticorpos, Anti-Ae Anti-B.
Os indivíduos A, cujas hemácias apresentam antígenos (aglutinogênios) A, apresentam anticorpos (aglutininas) anti-B em seu plasma. Esses indivíduos, quando da doação, só poderãorecebersangue do tipo A.
Se o sangue doado for do tipo B, ou AB isso vai provocar uma reação imunológica, no indivíduo A e seus anticorpos anti-B, vão tentar neutralizar as hemácias B do doador,provocandoaglutinação das mesmas e podendo levar a morte do indivíduo (CARVALHO, 2011).
Quanto ao Rh, este é um fator que foi primeiramente descoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetadoemcoelhos, provocava a formação de anticorpos anti-Rh, aglutinando o sangue destes (CARVALHO, 2011).
Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem de humanos (mais ou menos 85% dos brancos)havia apresença destes antígenos (chamados também de antígenos D), nas hemácias (CARVALHO, 2011).
Denominou-se is indivíduos de Rh+(positivo), e os demais que não apresentavam estes antígenos nassuashemácias foram denominados de Rh- (negativo) (CARVALHO, 2011).
Para que se torne possível a identificação de todas essas características nas hemácias de um indivíduo, é necessário a realização...
tracking img