Rh nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho proposto pela docente Profº. Drº Moises Lemes da Slveira. Disciplina Gestão de Pessoas, curso de Administração Geral da Universidade Metodista de São Paulo. Objetiva-se, contudo compreender de forma específica a importância da gestão de pessoas nas organizações. Trabalho realizado pelos alunos: André Jordan, André Diacow, Camila Jorge, Luan Gadelha, Tatiane Odlevati, Suzane Tavares eWellington Minervino.

SUMÁRIO

Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
1. OBJETIVO DA ÁREA DE RH NAS ORGANIZAÇÕES 4
2. Subsistemas da área de Recursos Humanos 7
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA SUBSISTEMAS 7
3.1 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS 7
3.2 SUBSISTEMA DE APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 8
3.3 SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 10
3.4 SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTODE RECURSOS HUMANOS 11
3.5 UBSISTEMA DE MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 13
4. PAPEL DO RH NAS EMPRESA 14
5. O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS 15
6. MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR 15
6.1 A GANHADORA 16
7. REFERÊNCIAL TEORICO 17

INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentroda organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista,sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo doprofissional.

1. OBJETIVO DA ÁREA DE RH NAS ORGANIZAÇÕES

Não tem como dissertar sobre a importância do papel dos recursos humanos nas organizações sem nos retratar a um viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. Exemplo disto é a o que a Administração Cientifica preconizava que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava deprodução. 

Compreendemos que, com os estudos de Hawthorne, começa um prenúncio de mudança na relação das organizações para com seus funcionários, e a partir disto inicia-se vários estudos acerca da relação trabalhador x organização, tais como: Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, uma maior importância à teoria Y e X, e, num passado mais recente estudos sobre liderança, motivação,administração participativa entre outros.
A tendência do mundo corporativista nos dias atuais é a valorização das pessoas. Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe-se que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capitalintelectual humano.
Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebe-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização.
Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem acapacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diversas áreas.

Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que...
tracking img