Reter talentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não sou adepta de “receitas prontas” e nem de “cartilhas” para serem seguidas quando o assunto é aprimorar a política Recursos Humanos de forma que possibilite reter talentos, mas na prática a buscapor um ambiente empresarial agradável e motivador é um caminho sem volta, exigido pelos funcionários e pelo mercado atual. Como tenho sido questionada sobre como efetuar um trabalho que não exijamuito investimento financeiro para reter talentos e que surta resultado; vou tentar auxiliar esses RHs mais jovens que tem sob sua incumbência esse desafio.
A retenção de talentos é uma dificuldade emtodas as empresas, independentemente do seu porte, pois pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e mais motivantes, o que já é uma grande vantagem competitiva hoje. Sabemosque falta de dinheiro não é desculpa para empresa não ser um bom lugar para se trabalhar. Há uma infinidade de medidas que melhoram o ambiente de trabalho e que não exigem grandes investimentosfinanceiros; com freqüência significa descentralização do poder, porque é comum que todas as decisões importantes, fiquem a cargo exclusivamente do proprietário, diretor ou gerente.  
Há  atitudes de lideresque podem melhorar o ambiente interno e,conseqüentemente, o resultado financeiro. Quando a empresa é muito centralizadora, independentemente do porte , é necessário modernizar a gestão. Geralmenteparte do problema está no estilo centralizador, com regras impostas de cima para baixo. É preciso mostrar que a empresa está tão focada só no corpo da empresa, no tangível, nos resultados que esquece deinvestir na alma da companhia, nas pessoas.  
Para essa mudança o melhor é trabalhar com os Valores da Empresa, estabelecendo uma Carta de Valores onde todos possam, a seu nível, estarem envolvidose partícipes. Essa Carta deve envolver novas normas de conduta e ética da empresa.
Mudar  o estilo de gestão não é nada fácil; a transformação não acontece da noite para o dia. Os funcionários, por...
tracking img