Treinar e reter talentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAR E RETER TALENTOS


Ruth Zimmer Rosa
Simone Schmidt
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão em RH (RHU 0061) – Gestão de Pessoas
25/06/2012


RESUMO

O recurso mais importante atualmente em uma organização são as pessoas, sendo assim há uma maior preocupação em desenvolver talentos e retê-los. Com o treinamento as pessoas se tornam mais ousada, mais afinadascom a missão e visão da empresa e, conseqüentemente, rendem mais em seus setores. Ao mesmo tempo em que as organizações têm reconhecido a necessidade de treinamento constante, também tem tido que lidar com um dilema: um profissional bem capacitado e disputado no mercad. E isso leva algumas organizações a perderem seus profissionais. Neste paper abordaremos este e outros assuntos relacionados aotreinamento, assim como possíveis soluções


Palavras-chave: Treinamento, retenção de talentos, desenvolvimento, riscos dos investimentos em treinamento.



1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos tivemos muitas mudanças no cenário empresarial e isto levou os empresários a terem outra visão sobre sues funcionários. Em um passado recente aorganização só se preocupava com seu lucro, sendo assim o funcionário não tinha muito importância. Quando se concluía que um funcionário não estava rendendo o necessário ou o esperado ele era substituído facilmente e não se tinha a preocupação de investigar o motivo, saber o que houve ou se este funcionário estava com algum problema no trabalho ou em sua vida pessoal
Atualmente o cenário mudou. Há umacrescente preocupação em como o funcionário se sente em relação aos seus colegas, ao seu ambiente de trabalho e a seu chefe. Toda essa preocupação ocorre para que este funcionário, que foi treinado e que e empresa fez um investimento, não perca a motivação em trabalhar nesta empresa e acabe sendo conquistado pelo concorrente.
Neste paper falaremos sobre os investimentos em treinamento edesenvolvimento de pessoas. Falaremos também sobre os riscos e os benefícios desta prática e de como reter estes talentos a fim de a empresa não perder o investimento feito.


2 TREINAMENTO

2.1 MOTIVOS PARA TREINAR

As empresas necessitam de pessoas competentes e motivadas e não podem escolher treinar ou não seus empregados. O treinamento é necessário porque a grande maioria das pessoas sãocontratadas com qualificações genéricas e precisam de orientação em relação aos procedimentos internos e peculiaridades da empresa que os contratou. E neste momento podem surgir dúvidas como: É importante treinar? Por quê?
Como já citado anteriormente os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa, porque são elas que produzem, administram e fazem a máquina funcionar. Quando estão bempreparadas (treinadas) são capazes de desenvolver com excelências suas funções, produzir mais e, conseqüentemente, trazer mais lucros. Quando treinados os funcionários não recebem somente o retorno financeiro (salário), mas principalmente, aprendizado e contatos profissionais. Mesmo assim a empresa não pode escolher treinar ou não, como já citado anteriormente, é necessário fornecer informações departicularidades e métodos utilizados na empresa, mesmo que este funcionário já tenha experiência na função a ser exercida. Quando se trata de um uma pessoa que já trabalha na empresa o treinamento pode ser necessário devido às mudanças ou inclusão de procedimentos.

3 TIPOS DE TREINAMENTO

Os treinamentos podem ser classificados de várias formas e seguindo alguns critérios. De acordo com apopulação a ser atingida, podem ser divididos em quatro tipos: treinamento de integração, treinamento técnico-operacional, treinamento gerencial e treinamento comportamental.

3.1 TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO

Este é ministrado a funcionários que estão ingressando na organização, sendo necessária a ambientação com a empresa e futuros colegas. Neste treinamento os novos funcionários são orientados em...
tracking img