Deficientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

KACIANNI MORETTO SANTOS

CENTRO EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PARA INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS- CEAPINE

CASCAVEL 2008

KACIANNI MORETTO SANTOS

CENTRO EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PARA INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - CEAPINE

Trabalho de Conclusão do Arquitetura e Urbanismo apresentado namodalidade como requisito parcial para a da disciplina TCC.

Curso de da FAG, Projetual, conclusão

Orientador: Arquiteto César Augusto Saito- Especialista.

CASCAVEL 2008

KACIANNI MORETTO SANTOS

CENTRO EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PARA INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - CEAPINE

DECLARAÇÃO

Declaro, de acordo com item II do Artigo 38 do Regulamento de TCC do Curso de Arquitetura eUrbanismo – FAG, que realizei em agosto de 2008 a revisão lingüístico-textual, ortográfica e gramatical da monografia de Trabalho de Conclusão de Curso denominada: Centro Educacional de Acompanhamento para Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais, de autoria de Kacianni Moretto Santos, discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FAG. Tal declaração contará das encadernações e arquivomagnético da versão final do TCC acima identificado.

Cascavel, 25 de agosto de 2008.

____________________________ Giancarla Bombonato Bacharel Licenciado em Letras Português-Espanhol/UTP/2002 RG nº 7.643.043-8 SSP/PR

FACULDADE ASSIS GURGACZ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

KACIANNI MORETTO SANTOS

CENTRO EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PARA INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - CEAPINETrabalho apresentado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, como requisito básico para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do arquiteto professor César Augusto Saito - Especialista.

BANCA EXAMINADORA

Arquiteto Orientador Faculdade Assis Gurgacz-FAG César Augusto Saito Especialista

Arquiteto Avaliador Faculdade Assis Gurgacz-FAG José Aloísio MeulamEspecialista

Arquiteto Avaliador Externo Paulo G. de Paulo Filho Especialista

Cascavel, 19 de novembro de 2008.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz ao meu pai, Carlos Santos e à minha mãe, Lourelei Moretto Santos, por terem me incentivado e me aconselhado a sempre seguir em frente; à minha irmã, Karla Laluxa MorettoSantos, por me acompanhar até a faculdade todos os dias; à minha filha, Nicolle Moretto Santos Pereira, pela qual faço esta faculdade para que ela tenha um futuro melhor; e ao meu namorado, Giordani Braga Salamon, o qual esteve ao meu lado e me deu forças para seguir até o fim desta pesquisa.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por tudo que me deu até este momento e por tudo que vai me proporcionar como Arquitetae Urbanista e como cidadã; e à minha família, por estar comigo sempre, bem como meu namorado que sempre me ajudou em tudo que pode.

RESUMO

A educação especial é um assunto que vem sendo tratado com muita freqüência no país pelo grande número de Portadores de Necessidades Especiais com capacidade social, educacional e profissional elevada, que acabam muitas vezes não tendo um espaço adequadopara que se preparem. O problema desta pesquisa aparece na medida em que a boa vontade dos profissionais educadores é bem maior do que a disponibilidade de estrutura e espaços adequados para se trabalhar com pessoas que tenham alguma deficiência. Sendo assim o objetivo deste trabalho de conclusão de curso, é a elaboração de um projeto arquitetônico referente a uma escola especial particular queatenda, da pré-escola à quarta série do ensino fundamental, alunos com deficiência física, visual, auditiva, mental e múltiplas. Nesse caso, a escola foi denominada CEAPINE (Centro Educacional de Acompanhamento para Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais), e visa propor soluções para uma escola adequada a portadores de necessidades especiais. Nela, os alunos serão alfabetizados enquanto...
tracking img