Deputadas federais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A cada quatro anos escolhemos novos deputados estaduais e federais, mas muitas vezes não sabemos todas as tarefas que eles desempenham. É importante que a população saiba que os deputados são representantes do povo. Devemos fiscalizar e cobrar o trabalho deles.

Responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não. As leis regem ocomportamento da população e, portanto, é tão importante saber quais delas tramitam na Assembléia e no Congresso.

O deputado federal tem como incumbência propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. Os deputados são eleitos por estados sendo que cada um possui uma representação proporcional a sua população, definida por lei complementar, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputadospor estado e 513 no total.

Cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos, porém a cláusula de barreira exige um número mínimo de votos por partido. Dentro de cada um, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação.

A Câmara dos Deputados atua em conjunto com o Senado Federal na esfera legislativa. Sua função étambém de fiscalizar o executivo, podendo instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito.
Um belo exemplo de atuação da população foi através do projeto Ficha Limpa, que graças à pressão e fiscalização popular foi devidamente votado no Congresso e aprovado pelo Senado.
Lembre-se que os deputados são seus representantes, portanto, faça valer seu direito e acompanhe o trabalho das pessoas quevocê escolheu para tomar decisões pra você.
Temos uma pequisa de três deputadas que por motivos diferentes resolveram lutar por uma ideal, ou ate mesmo por uma causa.
Pessoas que apesar das dificuldades ou até mesmo de um grande sofrimento, resolveram mudar a historia de vida de outras pessoas; a exemplo da sua própria experiência de vida .









Mara Gabrilli, 42 anos, épublicitária, psicóloga, ex-secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo e vereadora pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Empreendedora social fundou em 1997 o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apóia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas.
Foi à mulher mais votada do Brasil nas Eleições 2008 com 79.912 votos.
No dia 20 de agosto de2008, foi avaliada como a segunda melhor vereadora paulistana, entre os 55 vereadores, por estudo da ONG Voto Consciente, com nota média de 7,9. No quesito Coerência, que avalia cumprimento durante a legislatura das propostas feitas durante a campanha, teve a maior nota: 9,53.
Mara Gabrilli escreve uma coluna mensal para a revista TPM há oito anos, cujas 50 melhores crônicas foram reunidas no livroÍntimas Desordem – os melhores textos na TPM (editoras Arx e Versar). Além da TPM, mantém outra coluna na revista Sentidos (editora Escala). Mara ainda foi consultora do livro Vai encarar? - A nação (quase) invisível das pessoas com deficiência (editora Melhoramentos), de Claudia Matarazzo, e colaborou com o capítulo: “Educação para Todos: uma questão de direitos humanos” no livro Educação 2010 –as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores (Humana Editorial).
Comanda e produz, desde abril de 2007, o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Eldorado AM e lançou em janeiro de 2010 o Momento Terceiro Setor na rádio Trianon AM.
Em reconhecimento a sua atuação, foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, figura entre os CemBrasileiros Mais Influentes (2008) das revistas Isto É e Época, e foi finalista do Prêmio Claudia 2008 na categoria Políticas Públicas.

Trajetória

Há 15 anos, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição para a...
tracking img