Resumo a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Planejamento Inicial: coloca a ênfase na importância do planejamento do marketing - antes de iniciar qualquer ação é necessário determinar cinco aspectos de importância: o caminho, o clima, o terreno, a liderança e a disciplina. Isso implica na administração diretamente no marketing na relação dos aspectos com o que o marketing condiz. A estratégia dos 4 A’s e dos 4 P’s estão presentes noclima ( parte climática do local do produto ou serviço), terreno ( pesquisa feita para saber qual a localização na qual a empresa será colocada), liderança ( ser líder de mercado) e disciplina ( saber ser eficaz e eficiente, executando regras).
2. Condução da Guerra: “as consequências internas da guerra e a ênfase na rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assimminimizar o desgaste causado”.
3. Estratégia Ofensiva: refere à importância de manter intacto o maior número de coisas possíveis - o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar; refere ainda à importância do conhecimento do inimigo e de nós próprios para vencer as batalhas: "Chegando a um impasse, muda; depois de mudar, podes prosseguir.”.
4. Disposições Táticas (ou O Poder da Defesa):coloca a ênfase na disposição das tropas no terreno e declara que o segredo da vitória está na adaptabilidade e inescrutabilidade. Torna-te invencível, diz ele, e enfrenta o adversário no momento em que ele é vulnerável: "Os bons guerreiros tomam posição onde não podem perder e não descuidam das condições que tornam o inimigo propenso à derrota." Revendo essas condições, Sun reelabora alguns dospontos principais para a avaliação das organizações, tais como a disciplina e a ética versus ambição e corrupção.
5. Energia em Potência: é relevada a força, ou o ímpeto, a estrutura dinâmica do grupo em ação, a coordenação, a coerência da organização e são apresentados diversos métodos de ataque e defesa. Ele enfatiza a mudança e a surpresa, empregando variações intermináveis de táticas e usandoas condições psicológicas do adversário para manobrá-lo a posições vulneráveis.
6. Pontos Fortes e Fracos (ou Vazio e Cheio): destaca a importância de conservar a própria energia e de, em simultâneo, induzir o inimigo a esgotar a sua, “Bons guerreiros atraem o inimigo a si; não são eles que atacam o inimigo." , O objetivo de formar um exército é chegar à não forma" , "Uma força militar não temformação constante, a água não tem forma constante. “A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.”
7. Manobras: trata da organização efetiva no campo de batalha e das manobras de combate, ao mesmo tempo em que refere outros assuntos de especial importância para o sucesso; "Entra em ação somente depois de fazer a devida avaliação.Aquele que por primeiro avaliar a distância do perto e do longe vencerá — está é a lei da luta armada." , "Prepara-te, e terás boa fortuna." , "Evita a energia intensa, ataca a moderada e a fugidia." , "Não interrompas a marcha de um exército em seu retorno para casa. Um exército cercado deve ter uma saída. Não pressiones um inimigo desesperado."
8. Nove Variáveis Táticas: é colocada a ênfase naadaptação, vista como um dos pilares da arte de guerrear; as nove variáveis são:
. Não acampe em terrenos baixos;
. Não ignore a diplomacia em terreno aberto (comunicante);
. Não permaneça em terreno desolado;
. Em terreno fechado, planeie uma fuga;
. Em situação desesperada, lute até a morte;
. Há estradas que não devem ser seguidas;
. Há momentos em que não se deve capturar o inimigo;
. Hácidades que não devem ser atacados, territórios que não devem ser disputados;
. Há ocasiões em que as ordens do comandante não devem ser seguidas.
9. Marchas ou Movimentações do Exército: trata das manobras estratégicas do exército e fala dos três aspectos chave da arte do guerreiro: o físico, o social e o psicológico. "Nas questões militares, não é necessariamente benéfico ter mais:...
tracking img