Octanagem da gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Octanagem da gasolina

A octanagem ou número de octano pode ser definido como a medida da capacidade de pré-ignição ou auto-ignição de um combustível no momento de sua reação com oxigênio,proporcionando a força propulsora suficiente para movimentar motores de combustão.
Os combustíveis são classificados de acordo com seu número de octanagem, obtidos através de curvas de analíticas, que sãodeterminadas através de experimentos realizados por espectroscopia na região do infravermelho. A octanagem de combustíveis como a gasolina visa medir a detonação da mistura de gasolina+ar, no interiordo motor.
Uma gasolina que apresente alto teor de hidrocarbonetos de cadeia grande ou ramificado, certamente ocasionará uma maior detonação na mistura citada, por que no momento em que o pistão domotor volta, antes do ciclo ser completado.  Onde ele é interceptado no meio do caminho pela explosão causada pela mistura gasosa sofrida pela queima incompleta causando o desgaste do motor e possívelfusão dos pistões, além de outros sérios problemas que provocam a degradação do veículo em virtude de todo o complexo ser interligado.
A gasolina é formada por uma mistura complexa de hidrocarbonetos,onde a maioria destes são alcanos, que apresentam cadeias que possuem de 4 a 16 átomos de carbono em sua molécula.
A octanagem é determinada de 3 maneiras através de métodos analíticos realizados commotores padrão para observação da detonação ocasionada pelo combustível, sendo eles RON, MON e IAD onde:
* Método RON: é a sigla inglesa da palavra “Research Octane Number”, que consiste empromover uma avaliação da resistência a detonação do combustível com o motor em baixa rotação, porém com carga plena;
* Método MON:é a sigla da inglesa de “Motor Octane Number”, que é o métodocontrário ao RON onde, a resistência a detonação do combustível é avaliada a altas rotações do motor em plena carga.
* Método IAD: é sigla de “Índice Anti-Detonante”, que é simplesmente a média...
tracking img