Origens e efeitos da crise de 2008 nos estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. SUBPRIME 4
3. O “BOOM” DOS IMÓVEIS NOS ESTADOS UNIDOS. 5
4. A CRISE ECONÔMICA. 7
4.1. Origem 7
4.2. Efeitos 9
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO
A crise eclodida em 2008, nos Estados Unidos, na realidade teve seus primeiros indícios em 2007 com uma série de acontecimentos relacionados ao mercado subprime.
Talmercado se caracteriza no crédito hipotecário concedido à população com rendimentos baixos e com uma situação econômica instável, nos EUA.
Com o intuito de controlar os efeitos dos ataques terroristas de 11 de Setembro nos mercados de tecnologia, a Reserva Federal Norte-americana (FED) começou a baixar as taxas de juro para estimular o mercado imobiliário. Mas o desemprego e a falta de investimentosempresariais estavam altos e a taxa de juro descia para 1%. Em conjunto com tais acontecimentos, as instituições bancárias deixaram de ser tão exigentes nas condições requeridas para conceder créditos. Assim, quando a FED começou a subir os juros de novo, o problema apareceu. O preço das casas caiu e os juros aumentaram, fazendo com que as famílias ficassem sem capacidade para saldar as suasdívidas.
Desde o início da crise, houve um aumento da aversão ao risco no mercado financeiro internacional, com a concomitante deterioração das condições de crédito em escala global. A ampla liquidez existente no país em questão, consequência da condução de sua política monetária desde 2001, foi responsável por gerar uma forte onda de valorização dos ativos imobiliários, que adquiriu contornos de umabolha especulativa. No segundo semestre os mercados financeiros foram surpreendidos por noticias de que as perdas relacionadas ao financiamento de imóveis eram muito elevadas. Isso ameaçava a saúde financeira de importantes bancos de investimento.

A continuidade desse processo foi viabilizada pela atuação das instituições financeiras privadas mediante a utilização de produtos financeirosestruturados de derivativos de crédito. A despeito de os Bancos Centrais e das economias desenvolvidas terem realizado inúmeras intervenções nos mercados desde o início da turbulência financeira, um dos pontos culminantes na crise foi a falência do Lehman Brothers, em meados de setembro. Porém, a crise independe da data inicial, observando que a mesma atravessou momentos distintos.

A crise do subprimese alastrou rapidamente pelo mundo e ainda hoje é possível ver as sequelas nos países em que a situação econômica é mais instável. Mas vale a pena ressaltar que houve oscilação das análises sobre suas eventuais repercussões no lado real da economia.

2. SUBPRIME
O subprime pode ser conceituado como um termo inglês que denomina a classificação do risco de crédito concedido a um tomador quenão oferece garantias suficientes para se submeter a taxas de juros vantajosas (taxa prime).
Atualmente, este termo surge associado ao crédito hipotecário concedido à população com rendimentos baixos e com uma situação econômica instável, nos Estados Unidos. Nestes empréstimos, a única garantia exigida pelo banco era o imóvel e o valor do financiamento chegava a ser superior ao valor da garantia,mas até então não era uma situação ruim, considerando que o mercado imobiliário valorizava ano após ano e a taxa de juros era baixa. 

Em outras palavras, também podemos classificar o subprime como um crédito à habitação de alto risco que se destina a uma parte da população com rendimentos mais baixos e uma situação econômica mais instável. A única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel.Este segmento do mercado de crédito é exclusivo dos Estados Unidos, não havendo na Europa um paralelismo exato.
Este tipo de crédito surgiu quando a Reserva Federal Norte-americana (FED) começou a baixar as taxas de juro para estimular o mercado imobiliário com o intuito de controlar os efeitos dos ataques terroristas em 11 de Setembro nos mercados de tecnologias. Mas em 2003, a criação de...
tracking img