Resumo a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro a Arte da guerra











Resumo do livro: A Arte da Guerra






















O livro a Arte da Guerra escrito por Sun Tzu, um general chinês que viveu no século IV a.C. e que comandou o exército real de Wu, ensina estratégias de combate e táticas de guerra que poderão nos ajudar a enfrentar os problemas no
nosso dia-a-dia.
Começa comuma história onde o rei de Wu pede para o general Sun Tzu controlar uma tropa composta por cento e oitenta de suas concubinas, e deu autonomia a ele para treiná-las.
O general colocou à frente da tropa duas concubinas, as preferidas dos rei, e passou as instruções. Para ter certeza de que as tropas entenderam, Sun Tzu repassou as instruções por mais três vezes e as explicou em cincooportunidades.
Quando chegou a hora do pequeno exército cumprir as ordens, ao invés de cumpri-las, caíram na gargalhada. Sun Tzu pacientemente às instruiu de novo, certificando-se de que não havia nenhum mal-entendido, mas quando deu as ordens para serem cumpridas caíram na gargalhada, e o general determinou que as líderes fossem decapitadas.
O rei de Wu, Ho-Lü, foi avisado e enviou um representantecom a seguinte mensagem: “É meu desejo que essas duas mulheres não sejam mortas”.
Sun Tzu não cumpriu a contraordem do rei e mandou decapitar as líderes, depois disso deu ordem à tropa , que as cumpriu de acordo com os comandos que ele havia passado. O rei de Wu fez de Sun Tzu o general do exército real.
Meses depois, as tropas do Estado de Wu destruíram as hostes do forte Estado de Tch’u, aoeste, invadiram Ying e ao norte intimidaram Ch’i e Chin. Assim os demais Estados vizinhos passaram a solicitar proteção a Ho-Lü e oferecer-se como aliados.
A partir dessa história vemos como Sun Tzu era um grande líder e podemos usar seus ensinamentos , adaptados para nossa época , para a batalha que todos os dias estamos expostos.
O livro está dividido em treze capítulos, e traz algunstextos complementares para nos ajudar a entender melhor as ideias de Sun Tzu.

Capítulo I - Planejamento Bélico

A guerra é um assunto de extrema importância para um Estado, deve-se estudá-la com muita seriedade, pois é nossa segurança que está em jogo.

Cinco fatores são fundamentais:

1) A moral; 2) O tempo ou clima; 3) O terreno; 4) O comando; 5) A disciplina.
O conhecimento dessesfatores possibilita saber que lado vencerá. Quem souber desenvolve-los criará situações que poderão levar à vitória.
Com muitos cálculos pode-se vencer, com poucos não. Mas sem eles as chances são nulas.
Toda guerra baseia-se no logro, fingir sempre é bom para ludibriar o inimigo e criar condições de vitória.

Capítulo II - Empreendendo a Guerra

Planejar uma guerra gera custos muito elevados, amanutenção das tropas por longos períodos de tempo leva um reino à ruína. A chave da guerra está na vitória e não na sua prolongação.

Capítulo III - Vencer Antes de Lutar

O objetivo é tomar o Estado intacto. Arruiná-lo é ser inferior.

Capítulo IV - Disposições das Tropas

A sua invencibilidade depende de você e a vulnerabilidade do inimigo depende dele.
Os elementos da arteda guerra são:
1) A medida do espaço; 2) O cálculo dos custos; 3) As estimativas; 4) As comparações; 5) As possibilidades de vitória.

Capítulo V- Forças Normais e Extraordinárias

Não existe diferença em administrar muito ou pouco, é questão de organização. Do mesmo modo controlar muitos ou poucos é questão de formações e sinais.
A confiança do general faz com que seus homens setornem fortes.

Capítulo VI - Ação Ofensiva

O general deve ocupar o campo de batalha antes do inimigo. Aquele que primeiro toma a iniciativa leva vantagem. Faça o inimigo ir para onde deseja que ele vá. Faça ameaças para que ele não chegue onde deseja.
Confunda o inimigo enquanto isso concentre-se.
O exército é como a água, ataca os fracos e evita os poderosos....
tracking img