Economia mankiw cap 4, 5 e 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado: É um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço.
Mercado Competitivo: É um mercado em que há muitos compradores e vendedores que cada um deles tem um impacto insignificante sobre o preço de mercado.
Grupo de Compradores: Determina a demanda do produto.
Grupo de Vendedores: Determina a oferta do produto.
Mercado Perfeitamente Competitivo: Duas características 1- Bens oferecidos para venda são todos iguais; 2- Grande número de compradores e vendedores, que nenhum deles individualmente, influenciam os preços de mercado. Ex.: O Trigo.
Mercado Imperfeito: Monopólio (quando só tem um vendedor no mercado, que é quem determina o preço. Ex.: Light em VR); Oligopólio (tem poucos vendedores que nem sempre competem agressivamente. Ex.: Companhias Aéreas);Monopolisticamente Competitiva (muitos vendedores e produtos diferentes, cada vendedor pode estabelecer seu preço. Ex.: Mercado de Revistas)
Tomada de Preços: São quando os compradores e vendedores do mercado perfeitamente competitivo precisam aceitar o preço que o mercado determina.
Demanda: Analisa o comportamento dos compradores.
Oferta: Analisa o comportamento dos vendedores.
Demanda deMercado: É a soma de todas as demandas individuais de um determinado produto ou serviço.
Quantidade Demandada: É a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar. Está diretamente ligada ao preço.
Lei da Demanda: Está diretamente ligada ao preço. A quantidade demandada aumenta quando o preço diminui e diminui quando o preço aumenta.
Escala da Demanda/Oferta: É a tabela que mostra arelação entre o preço de um bem e a quantidade demandada/ofertada.
Curva de Demanda/Oferta: É um gráfico da relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada/ofertada (aumenta à quantidade demandada/ofertada – curva desloca para direita, diminui a quantidade demandada/ofertada – curva desloca para esquerda). Mostra o que acontece com a quantidade demandada/ofertada de um bem quando seu preçovaria.
Quantidade ofertada: É a quantidade de um bem que os vendedores estão dispostos a vender e podem vender.
Lei da Oferta: A quantidade ofertada de um bem aumenta quando seu preço aumenta.
Lei da Oferta e da Demanda: O preço de qualquer bem se ajusta para trazer a quantidade ofertada e a quantidade demandada desse bem para o equilíbrio.
Mudança nos Gostos: Geram o deslocamento da curvade demanda.
Mudança nos Preços: Representa um movimento ao longo da curva de demanda.
Bem Normal: Um aumento na renda leva a um aumento da demanda. Assim como, uma redução na renda leva uma redução na demanda.
Bem Inferior: Um aumento na renda leva a uma diminuição na demanda. Assim, uma diminuição na renda leva um aumento na demanda.
Bens Substitutos: Dois bens para os quais o aumento do preçode um bem leva o aumento da demanda por outro (cachorro-quente e hambúrguer).
Bens Complementares: Dois bens para os quais o aumento do preço de um bem leva a uma redução da demanda pelo outro (pares de bens usados juntos – gasolina e carro, cobertura de chocolate e sorvete).
Equilíbrio: É uma situação no qual o preço atinge o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada.Preço de Equilíbrio: O preço que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada.
Quantidade de Equilíbrio: É a quantidade ofertada e a quantidade demandada ao preço de equilíbrio.
Excesso de Oferta: É uma situação em que a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada.
Excesso de Demanda: É uma situação em que a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada.
 CAPÍTULO 5
Elasticidade: É uma medida da resposta da quantidade ofertada ou da quantidade demandada a variações em seus determinantes.
Elasticidade-preço da Demanda: É uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem reage a uma mudança no preço.
Elasticidade-renda da Demanda: É uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem varia conforme a renda do consumidor.
Elasticidade-Preço...
tracking img