Tcc sobre uma on

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo abordar o trabalho das ONGs - Organizações Não-Governamentais, em seus aspectos social, cultural e educacional.
Buscamos resgatar a trajetória dessas instituições que enfrentaram muitos desafios para conquistarem seus objetivos, que era em defesa de uma população pobre, que não tinha acesso aos seus direitos.
Ao longo do caminho, somaram esforçoscom parceiros para realizar um trabalho mais forte e sólido, em atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.


SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA ONG
1.1.ONG e sua função
1.2. Os profissionais das ONGS
1.3. A Consolidação das ONGs
2. PARCERIA DA ONG COM O ESTADO
2.1. Parceria das ONGS com financiamentos Internacionais
2.2. Parceria da ONG com a familia
2.3.Parceria entre a ONG e a escola
2.4. Parceria com empresas
3. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ONG
3.1. Parâmetros Sócio-educativos para Organizações conveniadas com a Prefeitura de São Paulo
3.2. Apresentação das Organizações pesquisadas.
CONCLUSÃO
ANEXO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA


INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo apresentar informações para uma compreensão do que significa essefenômeno “ONG”., uma categoria que vem sendo socialmente construída, usada para identificar um conjunto de entidades com características peculiares.
Durante os estudos, percebemos a luta das ONGs que nasceram no período de um governo autoritário, onde a realidade da sociedade era marcada por falta de participação. Diante dessa situação essas organizações embora não reconhecidas, começavam a construirsua trajetória e já com seus objetivos definidos, conseguir um espaço para ajudar os grupos menos favorecidos da sociedade em busca da melhoria da qualidade de vida. Esse governo então, convivia com a mobilização de uma nova sociedade civil, com muitos movimentos em busca de seu espaço, com iniciativas comprometidas com a reconstrução da vida social após a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento asONGs tendem a se confundir com esses movimentos, mas é a partir daí que começa a luta pela conquista de sua identidade.
Identidades se (re)constroem no processo histórico pelas relações que se estabelecem, pela dinâmica social, por objetivos em comum e também por conflitos e diferenças, em conjunturas determinadas. Identidades são afirmativas, datadas e marcadas pelas relações, pelo tempo e peloespaço.
A ONG busca ajudar os que são excluídos da escola e que não conseguem aprender, os excluídos do mercado de trabalho que não tem capacidade técnica porque antes não aprenderam a ler escrever e contar, e os excluídos, finalmente, do exercício da cidadania porque não conhecem os valores morais e políticos que fundam a vida de uma sociedade livre, democrática e participativa.
A solidariedadesocial e política de que precisamos para construir a sociedade menos feia e menos arestosa, em que podemos ser mais nós mesmos, tem na formação democrática, uma prática de real importância.
O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
Sou a favor da democracia, contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou afavor da luta constante contra qualquer forma de discriminação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
As organizações, associações, enfim, os grupos organizados da sociedade lutavam pela democracia, porém mesmo o governo da época passava por crises. Com a posse do presidente João Goulart, que teria ações voltadas a população, e aí um governo democrático, enfrentaria lutas contra osmilitares que não eram a favor de suas ações, até que fosse tirado do poder.
Com o passar do tempo, começaram a ser criadas campanhas de aspecto educacional, com o objetivo de acabar com o analfabetismo, porém
TCC: Ongs: Organizações Não-Governamentais

UNI Anhanguera
2010



RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo abordar o trabalho das ONGs - Organizações Não-Governamentais, em...
tracking img