Resumo a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rA Arte da Guerra
A arte da Guerra foi escrita pelo estrategista chinês Sun Tzu, também conhecido como Sun Zi ou Sun Wu, natural do estado de Ch’i, viveu durante o período conhecido como “ReinosCombatentes”. Sun Tzu foi um grande comandante que venceu varias guerras através da inteligência e estratégia.
O livro é um tratado militar, escrito para Ho Lu - rei de Wu, durante o Século IV a.C. Aobra pode ser descrita não somente como uma máxima em estratégias de combate e táticas de guerra, mas um verdadeiro tratado sobre como vencer as batalhas diárias da vida pessoal e profissional.
Aobra é dividida em treze capítulos, e cada um deles descreve sabiamente um aspecto da guerra. Já no primeiro capitulo, o autor define cinco fatores fundamentais que determinam o resultado da batalha:* Caminho – Pensamento comum, propósito de grupo, espírito de equipe.
* Céu – Fatores ambientais: tempo, estações, luz, escuridão.
* Terra – Situação: Distancia do inimigo, terreno.
*Líder – Liderança: inteligência, coragem, compaixão, disciplina.
* Lei – Arte, ou capacidade de perceber e implementar o conceito estratégico.
Segundo o autor, estes fatores devem ser conhecidos portodos os generais, pois são fundamentais para a vitória evitando ao máximo o confronto direto. No entanto, também explica como sair vitorioso caso a batalha seja inevitável.
Ao longo do outroscapítulos, Sun Wu expõe, com argumentos inteligentes, a importância de estabelecer planos, planejar os custos, a união, o uso do oportunismo e criatividade, conhecimento de si e do inimigo, necessidade deflexibilidade nas relações, a disciplina, a obediência, a motivação, e boas fontes de informação são táticas essenciais para vencer uma guerra sem um grande confronto.
Sun Wu destaca também cincoimperfeições que podem afetar um general e que são desastrosas para conduzir uma guerra: a imprudência, que leva à destruição; covardia, que leva à captura; o temperamento impetuoso, que pode ser...
tracking img