Qualidade de vida terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Natália Ferreira Teles dos Santos.

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

Guaraí - TO
2012

Natália Ferreira Teles dos Santos.
.

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica, desenvolvido no 1° período de Biomedicina da Faculdade Guaraí-Instituto Educacional Santa Catarina FAG/IESC.Orientador
PROF. MSC. NELSON RUSSO DE MORAES




Guaraí - TO
2012

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 Objetivos 5
3.1Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos específicos 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
4.1 CONCEITOS 6
4.2 A importância da orientação médica na terceira idade 7
4.3 Programas Sociais Voltados Para Idosos 8
6 Hipóteses 10
7 METODOLOGIA 11
8 ORÇAMENTO 139 CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS 15






1 INTRODUÇÃO

A melhoria da educação, saúde e a criação de programas sociais tiveram como resposta o aumento da expectativa de vida e em consequência disto à população de idosos aumentou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2050, a população idosa será aproximadamente de 1,9 bilhão de pessoas.
Envelhecer é um processo natural dohomem, segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 1993) envelhecer é:

Um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto aumente sua possibilidade de morte.

E com o aumento napopulação idosa surge a preocupação em sua qualidade de vida e os fatores que influem nesta qualidade, como a importância do Estatuto do Idoso, a orientação médica e sua inserção na vida social através dos programas sociais.

2 JUSTIFICATIVA

Esse estudo baseia-se em importante contribuição na orientação de futuros acadêmicos, bem como para ajudar na elaboração de novos trabalhos na área deBiomedicina de maneira geral e específico na área de saúde dos idosos. Para a Faculdade de Guaraí – FAG, esta pesquisa trará dentre outros benefícios, a ampliação da sua base teórica para a área da saúde dos idosos.
Para a Biomedicina, o mesmo será relevante para demonstrar a importância contemporânea da qualidade de vida na terceira idade para os idosos, necessário à vida da comunidade idosa,evitando no futuro complicações, doenças que poderão levar a morte e prolongando a vida do idoso.
A relevância de tomar este assunto/tema como assunto em pesquisa, pela perspectiva da pesquisadora, está relacionada diretamente com o crescente número de doenças na terceira idade na região de Guaraí, o que amplia a importância e a responsabilidade do profissional de Biomedicina na sensibilização dosidosos para a importância de visitas regulares ao médico é fundamental para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.

3 Objetivos

4.1. Objetivo Geral

* O objetivo principal desta pesquisa é ajudar a população idosa a melhorar a sua vida no sentido qualitativo identificando e expondo ações necessárias para que ocorra estamelhoria.

4.2. Objetivos específicos

* Conscientizar a importância da regular orientação médica, através de exames investigativos para prevenir possíveis doenças.
* Compreender a necessidade da existência dos programas sociais que promovam uma melhoria na vida dos idosos.
* Correlacionar às teorias e os casos estudados em pesquisas anteriores, estabelecendo novas leituras sobreo tema.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

5.3. CONCEITOS

O termo qualidade de vida pode ser definido de varias maneiras variando de acordo com o ponto de vista, ou seja, depende de padrões histórico culturais, sociais e individuais, isso porque o termo “boa qualidade” é muito abstrato, por exemplo, na medicina significa ter saúde, na economia está associado á estabilidade financeira, já...
tracking img