Resumo os miseraveis victor hugo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Miseráveis,
Os miseráveis cujo titulo original é Les Misérables, é uma das principais obras escritas pelo francês Victor Hugo no século XIX, narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática em 5 de junho de 1832 através da história de Jean Valjean.  Um dos clássicos da literatura, já inspirou filmes, seriados, musicais e até uma novela.

Jean Valjean por veros irmãos passarem fome assalta uma padaria para roubar um pedaço de pão e é condenado no tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado a passar 5 anos nas galés. Galés, eram barcos movidos a remo onde os remadores trabalhavam acorrentados e recebiam um soldo mínimo que ficava guardado até libertarem-os Acaba sendo condenado outras vezes, devido às tentativas de fuga e mau comportamentona cadeia, tendo de cumprir 19 anos de reclusão. Um homem ignorante, embrutecido pelos anos de prisão, sem esperanças, e provavelmente, sem oportunidades. Quando é posto em liberdade condicional tem que se apresentar regularmente às autoridades, ou ficará preso pelo resto de sua vida, pois carrega o “passaporte amarelo” que o identifica como um ex-presidiário o que faz com que todos saibam queele é um criminoso isso faz com que todos os rejeitem em hospedarias e pousadas diante do medo, dele de roubar alguma coisa o que é graças a seu antecedente criminal que foi para não morrer de fome. Após varias tentativas de conseguir uma hospedaria não deixavam-no sequer hospedar-se mesmo pagando pelo fato de ser um ex presidiário. Isso o deixava revoltado. Uma senhora vendo-o a noite deitado nobanco da praça a noite, levou-o até a Casa Paroquial, onde o Bispo Monsenhor Benvindo o recebeu generosamente.

Chegando na casa de Monsenhor Benvindo Jean pensou que ele era um simples padre e foi logo contando seu problema. Por sua vez, o Bispo com sua índole elevada acolheu-o de bom coração sem julgá-lo. Na Casa Paroquial haviam riquezas em objetos como castiçais de prata, usados nos rituaiseucarísticos. Ao acordar de madrugada, Jean recordando a sua história e vida amarga, começo a pensar nas riquezas que haviam no cofre que ficava aberto e decidiu roubar-lo. Assim cuidadosamente abriu o armário e guardou os utensílios de prata no saco em seguida pulou a janela e fugiu.
Desconfiados os policiais da cidade o prenderam portando aqueles objetos e o levaram ao reconhecimento do Bispo.Perguntando se Jean o havia roubado. O Bispo em um gesto nobre e para não prejudicá-lo disse que havia doado os utensílios de prata, para que Jean vendesse e pudesse usar para recomeçar a sua vida tornando-se um homem honesto e de bem. Libertaram-no e devido aquele ato nobre Jean agradeceu e partiu pensativo. Depois de vendido os talheres Jean Valjean ficou rico e se mudou para uma outracidade.Logo que chegou na cidade salvou duas crianças de um incêndio que na prefeitura. As crianças eram os filhos do chefe de policia. Diante disso não precisou se apresentar na delegacia. Com o dinheiro dos talheres de prata vendidos construiu uma fabrica usando outro nome, da qual esta valorizou muito a cidade. Agora Jean Valjean ele era Madeleine. Certa manha Madeleine passava por uma vila quando ouviuum barulho vê um aldeão, Fauchelevent, preso embaixo de uma carroça pesada e, com uma força que parece ser sobre-humana, levanta-a usando as suas costas, o que permite que o homem seja salvo. Javert, o chefe de polícia da cidade (que sempre desconfiou de Madeleine), assiste a este feito, que o faz lembrar de Jean Valjean, um prisioneiro das galés que conheceu quando trabalhava como guarda emToulon, e tem certeza de que se trata da mesma pessoa.
Fauchelevent é encaminhado para o hospital e no dia seguinte recebe um dinheiro e um recado dizendo que compra seu cavalo e a carroça. Uma bondade da parte de Madeleine pois a carroça estava inutilizada. Madeleine por ventura da vida acaba conhecendo uma moça chamada Fantine, uma ex empregada de sua fabrica que contou tudo de sua vida....
tracking img