Resumo-gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAMSCI
A sociedade civil, em Gramsci, não pertence ao momento estrutural, mas ao superestrutural. Para Gramsci a sociedade civil é superestrutura.
Gramsci enfatiza a supremacia das superestruturas ideológicas sobre a estrutura econômica; enfatiza a supremacia da sociedade civil(consenso) sobre a sociedade política(força).
A hegemonia significa o predomínio ideológico das classes dominantessobre a classe subalterna na sociedade civil.
O conceito gramsciano de hegemonia tem dois significados principais: o primeiro é um processo na sociedade civil pelo qual uma parte da classe dominante exerce o controle, através de sua liderança moral e intelectual, sobre outras frações aliadas da classe dominante. O segundo é a relação entre as classes dominantes e as dominadas. A hegemoniacompreende as tentativas bem sucedidas da classe dominante em usar sua liderança política, moral e intelectual para impor sua visão de mundo como inteiramente abrangente e universal, e para moldar os interesses e as necessidades dos grupos subordinados.
O Estado é igual sociedade política + sociedade civil. O Estado é um instrumento essencial para a expansão do poder da classe dominante e uma forçarepressiva( sociedade política) que mantém os grupos subordinados fracos e desorganizados.
O Estado como instrumento da dominação burguesa( como parte da sociedade civil),deve ser um participante íntimo na luta pela consciência. Sem poder(controle) na arena da luta pela consciência, a burguesia tentará recorrer ao poder coercitivo do Estado como seu instrumento original de dominação.
Gramsci usa otermo “revolução passiva” para indicar a constante reorganização do poder do Estado e sua relação com as classes dominadas para preservar a hegemonia da classe dominante e excluir as massas de exercerem influência sobre as instituições econômicas e políticas.Implícito nesse conceito está um Estado que é ampliado, e a própria ampliação é produto de uma época moderna, na qual as massas se organizam etêm potencial de autogoverno. Defrontando com a massa o Estado institui a revolução passiva como uma técnica que a burguesia adota quando sua hegemonia é ameaçada.
Como as classes subordinadas superam a hegemonia das classes dominantes¿
Para Gramsci isso se dá de três formas: por meio da crise de hegemonia; pela guerra de posição e pelo papel dos intelectuais.
A crise de hegemonia: Há períodos nahistória nos quais as classes sociais se separam de seus partidos políticos; a classe não mais reconhece os homens que lideram os partidos como expressão sua. E o meio tradicional de usar o Estado para manter a hegemonia da classe dominante se deteriora. Nesse momento aqueles elementos da burocracia e outras instituições ampliam seu poder e autonomia.
Se a classe dominante perde seu consenso,isto é, não é dirigente, mas apenas dominante, exercendo apenas a força coercitiva, isto significa que as grandes massas se separam de suas ideologias tradicionais e não mais crêem no que costumavam crer anteriormente,.A crise consiste em que o velho
está morrendo e o novo não pode nascer.
Guerra de posição:
Gramsci desenvolveu uma estratégia que confrontava a hegemonia burguesa. Ele a denominouguerra de posição, que tem quatro elementos importantes: Em primeiro lugar, era preciso fazer uma “revolução permanente”, uma revolução de todos os trabalhadores do mundo(do mundo industrial)simultaneamente usando a mesma estratégia. Gramsci acreditava que os Partidos comunistas de cada país tinham de desenvolver seu próprio plano de como criar o socialismo dentro do seu contexto políticoespecífico antes de qualquer ordem socialista mundial pudesse ser alcançada. Em segundo lugar, a guerra de posição se baseia na idéia de sitiar o aparelho do Estado com uma contra-hegemonia, criada pela organização de massa da classe trabalhadora e pelo desenvolvimento das instituições e da cultura da classe operária. Essa hegemonia proletária confrontaria a hegemonia burguesa numa guerra de posição-...
tracking img