Resumo: “a sociedade civil em gramsci e a construção da democracia participativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: “A sociedade civil em Gramsci e a construção da democracia participativa”
Gramsci vai ter como base para construção de suas obras o pensamento de Karl Marx, dentro de suas teoriasGramsci faz uma sacada. Para ele o Estado se divide em duas partes: a sociedade política e a sociedade civil e, nesta última que se dará seu enfoque para a construção da democraciaparticipativa com objetivo maior rumo à sociedade socialista.
O que diferencia o conceito de Marx e Gramsci é que para Marx o Estado é meramente um instrumento de dominação da burguesia, já paraGramsci esse mesmo Estado pode representar as outras classes através da conquista da hegemonia que deverá ocorrer dentro da sociedade civil. Essa conquista pela hegemonia nos remetetambém para superestrutura de acordo com Gramsci, pois é ela a responsável pela difusão das ideologias, da cultura e da visão de mundo. Neste ponto também baseado em Marx, Gramsci considera ahistoricidade, portanto a dialética, mas atrela isso também aos fatos políticos.
É nesse ponto que Gramsci considera a filosofia da práxis como uma questão também política, pois, énecessário ter uma postura crítica de superação de antigas maneiras de pensamento para a construção de um novo pensamento a partir do concreto existente, da cultura, dos fatores históricos. Essa éa unidade entre a teoria e a ação que vai sendo construída coletivamente.
Portanto, os organismos da sociedade civil devem ser fortalecidos para que sua participação nas decisões públicasseja efetiva. Essa participação pode ocorrer através de partidos políticos, conselhos, organizações de profissionais, sindicatos, organizações material da cultura, etc. O intuito deGramsci é que seja formado um novo bloco histórico, o proletariado, o trabalhador pensante que lutem por liberdade contra a hegemonia das classes dominantes que alienam os seres humanos.
tracking img