Fstab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O fstab (/ etc / fstab) (ou tabela de sistemas de arquivo) é um arquivo de configuração do sistema comumente encontrado em sistemas Unix. Faz parte do pacote util-linux. O arquivo fstabnormalmente lista todos os discos disponíveis e partições de disco, e indica como devem ser inicializados ou não integradas no sistema geral do sistema de arquivos. fstab ainda é utilizado paraconfiguração básica do sistema, nomeadamente da unidade principal de um sistema rígido e sistema de arquivos de inicialização, mas para outros usos foi substituído nos últimos anos com montagemautomática.

O arquivo fstab é mais comumente usado pelo comando mount, que lê o arquivo fstab para determinar quais opções devem ser usadas ao montar o dispositivo especificado. É dever doadministrador do sistema para criar e manter este arquivo.

O arquivo tem outros nomes em algumas versões do Unix, por exemplo, é / etc / vfstab no Solaris.

O arquivo /etc/fstab permiteconfigurar o sistema para montar partições, cdroms. disquetes e compartilhamentos de rede durante o boot. Cada linha é responsável por um ponto de montagem. É através do /etc/fstab que o sistema écapaz de acessar o seu CD-ROM por exemplo. O fstab é um dos arquivos essenciais para o funcionamento do sistema, por isso, antes de editá-lo faça sempre uma cópia de segurança, usando por exemploo comando (como root):
cp /etc/fstab /etc/fstab-original

Para abrir o arquivo rode (novamente como root) o comando:

kedit /etc/fstab

À primeira vista o fstab parece ser mais umdaqueles arquivos indecifráveis. Ele possui uma lógica própria que parece um pouco complicada no início, mas é relativamente fácil de entender. Uma vez que você entenda a sintaxe das opções vocêpoderá editar o fstab para adicionar um segundo drive de CD ou fazer com que um compartilhamento de rede seja montado automaticamente durante o boot, sem depender de configuradores automáticos.
tracking img