Resumo era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Era Vargas e a modernização conservadora no Brasil.
Getúlio Vargas foi presidente em 1950 governou até 1954.

Começou a mudar o país já no governo provisório instituído1930. Quando foi derrubado em1945, havia completado um conjunto de mudanças politicas, econômicas e sociais que os historiadores chamavam de modernização conservadora.
A modernizaçãoconservadora do período de Getúlio Vargas teve a marca do compromisso entre as novas elites industriais e as velhas oligarquias agrárias. As mudanças na economia, nas relações sociais e napolitica, tiveram sempre em vista beneficiar esses setores e manter-nos no poder de Estado.
Nos 15 anos de modernização conservadora o Brasil deixou de ser agrário, tornando-se agroindustrial. Começou integrar as diversas regiões outros meio de transporte e comunicação. A Era Vargas diversificou elevou seu padrão educacional e cultural. Ampliou o direito de votar e aparticipação politica criando também a classe média. Na década de 1930 teve início marcado pela crise econômica. Em outubro de 1929 a economia desestabilizou a economia provocando paralização dasatividades produtivas e desemprego.
Getúlio Vargas foi personagem mais forte desse período. Com suas qualidades pessoais e sua visão sobre evolução nacional e social, esteve à frente desua classe. Tinha noção das novas disputas internacionais, e do perigo da classe trabalhadora. Por isso, empenhou-se no fortalecimento do Estado, na industrialização, na constituição de ummercado nacional integrado e na manipulação dos corações e das mentes do povo pobre.
Getúlio Vargas o nome que ganhou ruas, praças e avenidas por todos os pais, expressão de umapopularidade única na história brasileira. Seu perfil contraditório é o perfil dos conflitos que marcaram seu governo e que, mais de cinquenta anos depois, ainda não desapareceram totalmente.
tracking img