Promessas de cristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIOCESE DE FORMOSA
CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA
DISCIPLINA: MARIOLOGIA
PROFESSORA: WALKÍRIA




SAMOEL CLEMENTINO DA SILVA



TRABALHO DE MARIOLOGIA – AS PROMESSAS DE CRISTO, CONFORMECATECISMOS DA IGREJA CATÓLICA.














FORMOSA
2012
1. A PROMESSA FEITA POR DEUS AO SEU POVO ELEITO

Desde a origem do povo de Deus, na antiga aliança, Deus cumulou o seu povo depromessas. Conforme catecismo da Igreja, 1819, o povo eleito tem sua origem e modelo na esperança de Abraão, cumulada das promessas de Deus em Isaac. A esperança cristã retoma e realiza a esperança dopovo eleito, que se manifesta desde o início da pregação de Jesus no anuncio das bem aventuranças. Diz o catecismo que podemos esperar a glória do céu prometida por deus aos que o ama e fazem a suavontade.
A promessa feita a Abraão, CIC 705, inaugura a economia da salvação. Contra toda esperança humana, deus promete e Abraão uma descendência, como fruto da fé e do poder do espirito santo. Nela,serão abençoadas todas as nações da terra. Essa descendência, diz o Catecismo, será Cristo, no qual a efusão do Espírito Santo fará a unidade dos filhos de Deus dispersos. Deus já se compromete, dessamaneira, a dar o seu Filho bem-amado e o Espirito da Promessa, que prepara a redenção do povo que Ele adquiriu para si.

2 CRISTO: O CUMPRIMENTO PLENO DAS PROMESSAS DO PAI.

Jesus não revelaplenamente a efusão do Espirito Santo, enquanto ele mesmo não é glorificado por sua morte e ressurreição. É somente quando chega a hora em que vai ser glorificado que Jesus promete a vinda do EspiritoSanto, CIC 729, pois sua morte e ressurreição serão o cumprimento da promessa feita aos apóstolos. O Espírito de verdade, ele é enviado pelo Pai em nome de Jesus. Jesus envia o espirito santo de junto doPai.
Declara-nos o Catecismo da Igreja Católica, número 1065, que Cristo é o Amém. Ele é o Amém definitivo do amor do Pai por nós; assume e consuma nosso Amém ao Pai: Todas as promessas de Deus,...
tracking img