Defeitos de engrenagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFEITOS MAIS FREQUENTES EM ENGRENAGENS

* Desgaste por interferência

É provocado por um contato inadequado entre engrenagens, em que a carga total está concentrada sobre o flanco impulsor,e a ponta do dente da engrenagem impulsionada.

* Desgaste abrasivo

É provocado pela presença de impurezas ou corpos estranhos que se interpõem entre as faces de contato. As impurezas oucorpos estranhos podem estar localizados no óleo usado nas engrenagens.

* Quebra por fadiga

Começa geralmente com uma trinca do lado da carga, num ponto de concentração de tensões próximo dabase do dente, e termina com quebra total no sentido longitudinal ou diagonal, para cima. O desalinhamento na montagem ou em serviço pode favorecer o surgimento de trincas.

* Quebra porsobrecarga

Resulta de sobrecarga estática, choques ou problemas de tratamentos térmicos. Geralmente, do lado da compressão do dente surge uma lombada cuja altura diminui de acordo com o tempo que o denteleva para se quebrar. É interessante salientar que a trinca em um dente sobrecarregado não mostra sinais de progresso. A sobrecarga pode, também, ser causada pela penetração de um corpo estranho entreos dentes, ou pelo desalinhamento devido ao desgaste ou folga excessiva nos mancais.


* Trincas superficiais

Ocorrem nas engrenagens cimentadas e caracterizam-se por cisalhamento domaterial. São causadas pelo emperramento momentâneo e deslizamento consequente. Emperramento e deslizamento são provocados por vibrações, excesso de carga ou lubrificação deficiente. As trincassuperficiais, se não sofrerem progressão, não causam maiores problemas.


* Desgaste por sobrecarga

É caracterizado pela perda de material sem a presença de abrasivos no óleo. Ocorre geralmente emvelocidades baixas e com cargas muito altas.

* Lascamento

Os dentes temperados soltam lascas, devido a falhas abaixo da superfície originadas durante o tratamento térmico. Essas lascas podem...
tracking img