Resumo do texto “sistema do capital mundial. dados gerais”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto “Sistema do capital Mundial. Dados Gerais”
O texto de Herbert de Souza (1985) apresenta o sistema do capital mundial como elemento condicionante no conjunto de acontecimentos noprocesso histórico, tendo em vista o Capitalismo como pano de fundo econômico, social e político. Caracterizar o capitalismo contemporâneo e afirmar que as empresas transnacionais são protagonistas namaximização dos lucros e não somente fontes de avanços tecnológicos e científicos é fato.
Além da superioridade dos lucros, o sistema articula-se a nível mundial através das corporações e bancos,transnacionais que se distribuem por empresas que variam de pequenas a médias atingindo várias localizações geográficas e nacionalidades.
Os limites e as contradições do sistema são demonstrados pelaconcomitância da exploração do trabalho pelo capital que consiste no antagonismo entre detentores dos meios de produção, organizados internacionalmente e fornecedores da força de trabalho, definidanacionalmente. É interessante observar o caráter de vocação universal que o Capitalismo possui. Ele não está atento às necessidades específicas locais, possuindo assim o mundo como limite. Para que ocapital mundial se instale no interior de um país é necessária uma aliança com o poder político. Seguindo a lógica de que cada esfera, internacional e nacional, possui processos de acumulação distintos,chegaremos ao resultado de uma articulação política contraditória entre estas.
Por um lado observa-se que o Capital Transacional necessita da estabilidade dos regimes políticos dos Estados, mas poroutro, nota-se que num Estado Transacionalizado a lógica e ordem interna transcende o espaço nacional, não se preocupando com os interesses daquela nação. Dessa maneira, o Estado passa a desempenharduas funções: a nacional e a transnacional.
O processo de Transnacionalização faz com que o Estado intervenha de maneira significativa na economia: Ora ampliando sua intervenção direta, ora...
tracking img