Pontes estaiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As pontes esaiadas consistem de um tabuleiro suportado por cabos retos e inclinados (estais),fixados num pilar. Esse tipo de ponte tem se tornado mais comumdevido a sua economia e estabilidade para vãos grandes , e principalmente pela aparencia atrativa.
As pontes estaidas consistem em três partes principais: oTabuleiro, os pilares e os estais.O tabuleiro é suportado em varios pontos ao longo de seu comprimento por estais fixados num pilar.
As pontes são construidaspor fases, e são mista,pois tem peças de concreto como o pilar e o tabuleiro ,mais tambem comtem peças de metais como os estais que conectam os estais aopilar.
Existem varios tipos de sistemas estruturais associados,principalmente ao arranjo dos estais da ponte:Arrsnjo em leque, semi harpa e harpa.
O desafiorepresentado pelas pontes estaiadas surge desde o momento da concepção do seu projeto e permanece em toda sua fese de construção.
O projeto preliminar de umaponte estaiada consiste basicamente em determinar para certo arranjo estrutural escolhido as dimensões iniciais dos vãos com suas respectivas propriedadesselecionadas, a altura da torre e o nivel de tensão iniciais dos estais.
O conceito de uma ponte deve ser selecionado levando em conta as caracteristicas da novaligação que sera construida, geralmente essas caracteristicas são especificadas pelos proprietarios , que na maioria das vezes é o estado.Essas caracteristicassão geralmente a localização da ponte, o seu proposito, a importancia da ponte,e a durabilidade desejada, elem do cronograma de execução da obra e a economia
tracking img