Cepal no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]



Centro Universitário Plínio Leite/ Anhanguera

Curso de Serviço Social – Noite (5º período)

A luna:Izabel Santos Barbosa. RA: 1102446898



RABALHO DA AULA ONLINE (CEPAL)











Niterói, 2013• Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais da

CEPAL para o Brasil.





Em 1948 foi criada a instituição CEPAL que tem como finalidade auxiliar a região latina – americana ligada ao desenvolvimento econômico. A instituição CEPAL vem ser uma das cinco comissões econômica regionais das Nações Unidas (ONU). A CEPAL visava que aindustrialização seria um principal meio de superação no crescimento dos países da América Latina.

É importante ressaltar que a CEPAL, desde 1948 tem cooperado através de debates com a economia, apresentando idéias de políticas públicas, identificando características que nos distinguem de outras regiões. Sempre mostrou desafios contra a desigualdade e a luta contra a pobreza, luta pela democracia, justiçae paz.



A CEPAL no Brasil tem mantido relações com diversas organizações da administração federal para uma melhor cooperação técnica em relação as mudanças na economia brasileira. O país cresce através do conhecimento melhorando a qualidade de vida da população.

O Brasil tem avançado nessa questão, mas ainda tem muito o que fazer em relação a esse campo, precisa ter mais desempenho emrelação a área de saúde no que diz respeito à superlotação de hospitais, falta de remédios, greves dos funcionários, filas enormes para agendar atendimento, prédios sem estrutura e sem conservação, aparelhos em situações precárias, e esses são só alguns dos problemas encontrados no âmbito da saúde de nosso Brasil. Esses problemas são fáceis de serem reconhecidos, e são de grande importância para odesenvolvimento da nação.

A Cepal questiona a viabilidade da incorporação acelerada do progresso técnico, na qual a mesma se funda, e também a sua viabilidade social. A estratégia de desenvolvimento da Cepal está relacionada com seu pensamento original, que é induzida por novas realidades próprias do enfoque neoliberal. O Brasil, pelo seu território e população, e participação na economia daAmérica Latina foi e permanece sendo uma das principais fontes de enfoque da análise de estudos da CEPAL.

Desenvolvimento Econômico_A4/A5
Resumo

Caro estudante,

Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:

Oacesso ao AVA representa 50% da frequência total da disciplina;
Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.Você tem alguns recursos a sua disposição:

Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".
Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
Preparado para iniciar suas leituras?

Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.

Aula-tema 05: Análise Comparativa do Desenvolvimento Econômico da Índia e da China

Esta aula tratará da análisecomparativa do processo de desenvolvimento da China e da Índia, países que se tornaram referências mundiais em termos de crescimento econômico e inovação tecnológica nos últimos anos, como vimos nas aulas anteriores. Estes países são o “I” e o “C” da sigla BRICS, (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os principais países emergentes no mundo de hoje.

Vamos reanalisar e comparar os...
tracking img