Anhanguera desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

RESUMOS DAS AULAS DE 01 / 09

Resumo

Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
• O acesso ao AVA representa 50% da frequência total dadisciplina;
• Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Frequência nas Disciplinas EAD dos Cursos Presenciais (no ícone Orientações do Menu).
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem algunsrecursos a sua disposição:
• Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".
• Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
• Se quiser retornar à tela anterior, clique em "Voltar".
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.

Aula-tema 1: Desenvolvimento Econômico

O tema desta aula preocupamuitos pensadores desde o final do Século XVIII. Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus, John Stuart Mill, Karl Marx, entre outros, se preocupavam com a explicação das causas do desenvolvimento e da riqueza das nações. Aqui desenvolvimento econômico ainda era confundido com crescimento econômico e riqueza (ouro, prata, dinheiro, indústria forte). Os indicadores de crescimento eram o Produtointerno Bruto (PIB) e a renda per capta.
Mesmo após dois séculos de alto crescimento econômico no mundo, existem profundas desigualdades sociais e de renda entre os países e não há perspectivas de acabar com elas no curto prazo, embora existam iniciativas para isto, como os programas governamentais de distribuição de renda, dos quais o programa Bolsa Família e o Fome Zero são referênciasinternacionais.
Atualmente a Food and Agriculture (FAO), órgão da Organização das Nações Unidas, discute um programa de combate à fome inspirado na iniciativa brasileira e denominado “América Latina sem Fome”.
Um dos principais fatos da história econômica mundial foi a Revolução industrial que gerou um rápido crescimento econômico em alguns países, como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Rússia,Itália e Japão, entre outros. Estas nações acumularam riquezas com a produção e comércio de bens industriais e cresceram rápido.
Mas, alguns países permaneceram com uma economia baseada na agricultura e na exploração de recursos naturais, como os países da América Latina e da África. Acentuou-se a diferença entre os ricos (industrializados) e os pobres (fornecedores de produtos agrícolas erecursos naturais). Isto pode ser visto a partir das figuras 1 e 2 abaixo, que mostram a evolução do Produto interno Bruto (PIB) e da renda per capta de países selecionados e do Brasil desde 1870 até 2002, deixando claro o crescimento contínuo do PIB e da renda per capta neste período. Percebe-se também o aumento da diferença entre os países selecionados. Os industrializados cresceram mais que oBrasil.
Os pesquisadores do tema desenvolvimento econômico tratam das seguintes questões: Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres? Por que as pobres permanecem pobres, como se pode ver nas figuras 1 e 2?
Alguns autores, como Rostow, Singer e Rosenstein Rodan (Damasceno et all 2010), escreveram suas obras no Século XX, após a industrialização dos primeiros países. Com base nas mudançasocorridas nestas nações, eles pensaram o desenvolvimento como um processo evolutivo uniforme em que as sociedades passariam por cinco estágios: 1 - sociedade tradicional; 2- pré-requisitos para o arranco; 3 – arranco; 4 - crescimento auto-sustentável e; 5 - idade do consumo de massa.
Figura 1
Evolução do Produto Interno Bruto de países Selecionados – Milhões de dólares
[pic]
Figura 2...
tracking img