Desenvolvimento economico anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.POR QUE OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS (O QUÊ, QUANTO, COMO E PARA QUEM PRODUZIR) ORIGINAM-SE DA ESCASSEZ DE RECURSOS DE PRODUÇÃO?
Por causa das necessidades dos seres humanos, que porter suas necessidades ilimitadas, não podem ter estas necessidades satisfeitas, em virtude da produção de determinado bem ou serviço ser limitada em virtude da falta de recursos para produção destesbens ou serviços. Outro problema seria também os preços altos de determinados bens ou serviços que, também originados da falta de recursos de produção, são produzidos em quantidade limitada, ou sejasua oferta no mercado é menor que a demanda (procura), e isso faz com que os preços destes bem fiquem altos. Estes são alguns dos exemplos de problemas econômicos fundamentais que ainda sãoinfluenciados por inflação, diferenças salariais, desemprego em alguns setores da atividade, comportamento das taxas de juros, etc.
2. O QUE MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO OU CURVA DETRANSFORMAÇÃO?
A curva nos mostra a capacidade máxima de produção de uma sociedade, utilizando o pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Isso deixaclaro como a escassez de um determinado recurso impõe um limite na capacidade máxima de produção da sociedade, no qual terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção: O que e quantoproduzir. Como produzir e pra quem produzir. Por exemplo a curva de possibilidades de produção que é a expressão utilizada para exprimir os custo no que se refere as alternativas sacrificadas. Ou seja, éa transferência dos fatores de produção de um bem X, para outro bem Y. O Custo de Oportunidade também é conhecido como custo alternativo, por expressar o custo de uma produção alternativasacrificada. O maior valor da oportunidade ou alternativa não escolhida vem a ser o que chamamos de “custo de oportunidade”. Toda vez que fazemos uma escolha, caímos no custo de oportunidade. Aliamos assim a...
tracking img