Resumo do livro o caso dos denunciantes invejosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Caso dos Denunciantes Invejosos

Apresenta a situação de um país que há muito tempo, teve o privilégio de viver um regime pacifico e constitucional. Após algum tempo começou a enfrentar uma grave crise econômica e politica.
Com a crise apareceu o salvador da pátria, o chefe de um partido politico chamado “Camisas-Púrpuras”, que após uma série de conflitos foi eleito presidente do país, osucesso desse partido foi através de campanhas com promessas falsas e intimidações.
Assim que os Camisas-Púrpuras chegaram ao poder governaram ao seu modo, sem anular nem reformar partes da Constituição do país deixando intacto o Código Civil o Código Penal e os códigos processuais.
Criaram leis que condenavam determinados comportamentos plenamente legais, acabaram com todos os outros partidos daoposição muitos políticos foram assassinados e tiraram da prisão todos os membros do Camisas-Púrpuras. Eles adotaram uma politica flexível que atuava de modo conveniente.
Quando membros de um partido tentou ir contra o novo regime, um grupo da diretoria do partido criou uma controvérsia para tomar as propriedades desse partido, de um lado queriam por um regulamento confiscar essas propriedadespor eles ter cometido ações criminosas, por outro lado outros queriam fazer eles doarem seus bens sobre ameaças. Optou o chefe, confirmando os títulos de propriedades obtidos pelo emprego de violência física.
Após a extinção desse partido estabeleceu um novo regime democrático e constitucional, mais o regime antigo deixou muitos problemas e um deles é o dos Denunciantes invejosos.
Durante o regimedos Camisas-Púrpuras muitas pessoas denominadas Denunciantes Invejosos, começaram a denunciar seus inimigos sabendo que isso levaria a pena de morte e mesmo se eles não tivessem cometido nenhum delito tendo simplesmente levado a conhecimento das autoridades os fatos eles eram punidos.
Após a derrota dos Camisa-Púrpuras, formaram movimentos de opiniões que exigiam que estes denunciantes fossempunidos por essas condenações.
Cabe a mim atual Ministro de Justiça do País, decidir sobre a correta decisão a ser tomada nesse caso.
Para tanto gostaria de ouvir opiniões e considerações de alguns deputados.
Primeiro Deputado

Parte do princípio jurídico da segurança jurídica e da manutenção do princípio legal, mesmo que errado e incoerente existia um sistema jurídico vigente .
Não tenho amenor dúvida de que nada pode ser feito, os condenações foram feitas com base nos princípios legais que estavam em vigor naquele regime com tamanhas diferenças aos nossos, mais temos que reconhecer que eram essas as leis que estavam em vigor no país.
A diferença entre nós e os Camisas-Púrpuras não está no fato de que eles formaram um governo sem leis, a diferença é de natureza ideológica. Adiferença é que nós vemos todos os pontos de vistas expressados e eles tentaram impor o próprio código monolítico.
No nosso governo o direito é flexível expressa e alcança distintas finalidades, qualquer objetivo devidamente incorporado nas leis deve ser provisoriamente aceito mesmo por aqueles que o rejeitam. A esse ultimo se deve dar a oportunidade de conseguir um reconhecimento legal de seus própriosobjetivos, por meio de eleições ou por um processo judicial.
Os Camisas-Púrpuras simplesmente descumpriram as leis que não estavam de acordo e nem se deram o trabalho de revoga-las, reconheço que a tarefa de realizar o programa que proponho será árdua e devemos tomar medidas cabíveis pra que o povo não queira fazer justiça com as próprias mãos.
Acredito que esse caminho que estou indicando é oúnico que nos fará triunfar a longo prazo.

Segundo Deputado
Considero o direito algo maior do que um simples emaranhado de leis e nornas.
Chego a mesma conclusão do meu colega pelo caminho oposto, é absurdo considerar o regime dos Camisas-Púrpuras como governo legal. Um sistema legal pressupõe leis que sejam conhecidas ou pelo menos conhecida por seus destinatários, com certa uniformidade:...
tracking img