Resumo do livro a escola e o conhecimento fundamentos epistemológicos e políticos”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO !A ESCOLA E O CONHECIMENTO FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E POLÍTICOS"

O Livro conta que antigamente, a escola era apenas para os filhos dos mais ricos, que se ensinavam religião ea cultura dos aristocratas.
Os filhos dos mais pobres tinham aulas em suas próprias casas e o que lhes ensinavam eram trabalhos profissionais, caseiros.
Com a Revolução Industrial houve anecessidade de uma mão de obra qualificada, que soubessem utilizar as máquinas, sendo assim, precisariam de escolas que formassem essas pessoas, e as escolas passaram a atender todas as camadas sociais.Mesmo assim, por muito tempo os alunos tinham que aceitar tudo e da maneira que o professor os passava, pois consideravam que o professor era o conhecedor de tudo e que tudo que ele ensinava era ocorreto.

Hoje, sabemos que o professor é visto de outra maneira, não é mais aquele ditador, onde ele tinha que ensinar e os alunos, decorando, fingiam entender ou aprender. Hoje o professor não é apenasum transmissor de conhecimentos, mas também é um mediador, que da a liberdade para que os alunos discutam o assunto apresentado e cada um fale o que pensa a respeito e deem seu ponto de vista.
Hoje jánão avaliamos mais um aluno, somente através de uma simples prova escrita, mas por tudo que ele apresenta nas suas atitudes e nas suas participações em sala de aula.
Hoje, precisamos conhecer nossosalunos, suas origens, sua bagagem de conhecimento e saber qual é a sua cultura e com certeza saber que também aprenderemos muito com esse aluno.
Hoje, precisamos organizar meios educacionais eescolares. Precisamos escolher métodos didáticos adequados a nossa sala de aula.

Gostei muito da leitura, pois me deixou mais feliz em saber que vivemos uma nova era na educação e que com certezamudaremos ainda mais, diante dessas novas tecnologias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORTELLA, Mario Sergio, A Escola e o Conhecimento Fundamentos epistemológicos e políticos. 13ª ed., São Paulo:...
tracking img