Conhecimento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO TÁCITO E CONHECIMENTO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (POR QUE DONALD SCHÖN NÃO ENTENDEU LURIA)
NEWTON DUARTE*
Como as coisas não se mostram ao homem diretamente tal qual são e como o homem não tem a faculdade de ver as coisas diretamente na sua essência, a humanidade faz um détour para conhecer as coisas e sua estrutura. Justamente porque tal détour é o único caminho acessível aohomem para chegar à verdade, periodicamente a humanidade tenta poupar-se o trabalho desse desvio e procura observar diretamente a essência das coisas. (Karel Kosik, 1976, p. 21)

RESUMO: O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimentocientífico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores. Palavras-chave:Formação de professores. Epistemologia da prática. Professor reflexivo. Conhecimento tácito. Conhecimento escolar.

*

Livre-docente em Psicologia da Educação, professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP , Araraquara) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ . E-mail: newton.duarte@uol.com.br

Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p. 601-625, agosto 2003Disponível em

601

TACIT KNOWLEDGE AND SCHOOL KNOWLEDGE IN TEACHERS’ EDUCATION (WHY DONALD SCHÖN DIDN’T UNDERSTAND LURIA) ABSTRACT: This paper defends that Donald Schön’s works on professional education in general and more particularly on teachers’ education are based both on an epistemology that devalues scientific knowledge and on a pedagogy that devalues school knowledge. A criticalanalysis of Schön’s concepts of tacit knowledge (or reflectionin-action) and school knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the context of a criticism of the currently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on teachers’ education. Key words: Teachers’ education. Epistemology of practice. Reflective practitioner. Tacit knowledge. School knowledge.

omo ésabido, os estudos realizados por Donald Schön, sobre os processos de formação do “profissional reflexivo” (Schön, 1987, 1997 e 2000), tornaram-se referência para muitas pesquisas e propostas no campo da formação de professores. No centro das proposições de Schön para a formação profissional encontra-se a distinção entre o conhecimento tácito, o qual Schön denomina também como “reflexão na ação”, e oconhecimento escolar. Neste artigo pretendo problematizar os pressupostos epistemológicos e pedagógicos contidos na oposição que Schön estabelece entre esses dois tipos de conhecimento. Pretendo argumentar que Schön adota uma pedagogia que desvaloriza o conhecimento escolar e uma epistemologia que desvaloriza o conhecimento teórico/científico/acadêmico. Antes, porém, de analisar as idéias de Schön,iniciarei este artigo mostrando que a questão da desvalorização do saber teórico está presente em vários autores que se tornaram referência no campo dos estudos sobre formação de professores.

1. A questão epistemológica no centro do debate sobre a formação de professores
A questão epistemológica que está no centro do debate sobre formação de professores é explicitada por vários autores. Umdeles é Maurice Tardif, cujo artigo publicado no ano 2000 na Revista Brasileira de Educação, periódico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), intitulou-se “Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas con-

602

Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p....
tracking img